Dicas de lugares pra conhecer no Centro de São Paulo

Conhecer o Centro de São Paulo é poder fazer uma viagem no tempo e conhecer um pouco mais da história dessa cidade incrível, passando por diversos lugares que marcaram sua histórica, como o lugar onde a cidade começou, o primeiro arranha-céu de São Paulo e muitos outros. Confira nossas dicas de lugares para conhecer no Centro de São Paulo e bom passeio.

1 – Pateo do Collegio

A Capela Anchieta teve sua construção em 1554, mesmo ano da fundação da Cidade de São Paulo. Desde aquele momento o Pátio do Colégio passou por muitas transformações. Em 1765 o antigo colégio foi transformado em Palácio dos Governadores. Em 1930 a Secretaria da Educação passa a ocupar o prédio e em 1979, após 24 aos de processo de construção as obras de reconstrução da Igreja são finalizadas.

Localizado no Largo Páteo do Colégio, 2 – Centro (Próximo ao Metrô Sé)

MAIS INFORMAÇÕES

2 – Casa da Imagem

Conhecida também como a Casa nº 1, pela numeração que recebeu na época de sua construção. Em 2009 iniciaram-se as obras de restauro e hoje vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo, a Casa da Imagem integra uma das 13 edificações históricas que exemplificam a evolução das técnicas construtivas da cidade.

Localizada na Rua Roberto Simonsen, 136b – Centro

MAIS INFORMAÇÕES

3 – Solar da Marquesa de Santos

A casa da Solar da Marquesa de Santos fica bem próximo ao Pátio do Colégio. É uma construção do Século XVIII, que sofreu alterações ao longo do tempo, mas ainda conserva características originais.

Serviu como residência particular desde os tempos coloniais. Foi também propriedade da Prefeitura de São Paulo e em 1975 tornou-se sede da Secretaria Municipal da Cultura, que depois a destinou ao Museu da Cidade de São Paulo.

Localizada na Rua Roberto Simonsen, 136 – Centro

MAIS INFORMAÇÕES

4 – Caixa Cultural

A Caixa Cultural foi inaugurada dia 29 de Agosto de 1989. Hoje ela conta com vários espaços para apresentações de teatro, música, dança, cinema, exposições e atividades de arte-educação.

E também possui um Museu que fica no 6º andar do edifício. O museu possui um acervo muito rico. Para fazer a visita é necessário solicitar um guia na recepção para acompanhar durante a visita.

Localizada na Praça da Sé, 111 – Centro

MAIS INFORMAÇÕES

5 – Catedral da Sé

A Catedral da Sé começou a ser construída em 1913 e foi inaugurada em 1954. Além de ser um ícone turístico de São Paulo, ela é o centro geográfico da cidade e o 3º maior templo gótico do mundo. Debaixo do altar principal encontra-se a Cripta, inaugurada em 1919.

MAIS INFORMAÇÕES

6 – Centro Cultural Banco do Brasil

Foi construído em 1901 e comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Funcionou como agência bancária até 1996, sendo o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil em São Paulo. O Centro Cultural foi inaugurado em 2001 e conta com salas de exposições, cinema, teatro, auditório, salas de vídeo, restaurante, bomboniere e café.

Fica localizado na Rua Álvares Penteado, 112, próximo ao Metrô São Bento.

MAIS INFORMAÇÕES

7 – Prefeitura de São Paulo (Edifício Matarazzo)

No final de 2015 a Sede da Prefeitura abriu o terraço para visitas monitoradas. A visita tem duração de aproximadamente 1 hora, começando em frente ao prédio e finalizando no terraço do Edifício Matarazzo com vistas incríveis  do centro de São Paulo.

Localizada no Viaduto do Chá, 15 – Centro

MAIS INFORMAÇÕES

8 – Theatro Municipal de São Paulo

Um dos teatros mais belos do Brasil, foi incrivelmente construído em apenas 8 anos (1903 -1911). Frequentado em seu início apenas pela elite, como barões, políticos e estrangeiros. Hoje é aberto a todo público, com apresentações bem acessíveis e visita guiada gratuita.

Localizado na Praça Ramos de Azevedo, s/n – República

MAIS INFORMAÇÕES

9 – Centro Cultural dos Correios

O prédio histórico onde está o Centro Cultural Correios de São Paulo foi inaugurado em 1922 para abrigar a agência dos Correios, considerada a maior do Brasil.

Inaugurado em 2013, o Centro Cultural Correios conta com uma agenda diversificada durante todo o ano, onde todos tem a oportunidade de prestigiar artistas em início de carreira como também os renomados.

Localizado na Av. São João no Vale do Anhangabaú, Próximo ao Metrô São Bento.

MAIS INFORMAÇÕES

10 – Edifício Martinelli

Foi o 1º Arranha Céu de São Paulo, inaugurado em 1929, ganhou também o título de maior aranha céu do país em 1947. Em 1975 o edifício passou por uma reforma completa.

Hoje ele abriga secretarias, sindicato e diversos estabelecimentos comerciais no térreo. Mais a melhor parte fica no 26º andar, o terraço, com uma vista panorâmica deslumbrante da cidade.

Localizado na Rua São Bento, 405, próximo ao Metrô São Bento.

MAIS INFORMAÇÕES

11 – Farol Santander

O edifício mais icônico da cidade de São Paulo, conhecido por todos como Edifício do Banespa, Banespão ou Altino Arantes, recebe um novo novo em 2018: Farol Santander.

Além do novo nome, o Farol Santander trouxe várias novidades aos visitantes, agora o Mirante fica no 26º andar e pra complementar a incrível vista ganhou um café, tem até uma pista de skate no 21º andar do edifício e outros andares com exposições e memória desse ícone tão importante para a cidade de São Paulo, ao todo são 11 andares com atrações exclusivas.

Localizado na Rua São Bento, 405, próximo ao Metrô São Bento.

MAIS INFORMAÇÕES

12 – Galeria do Rock

A Galeria do Rock ou Centro Comercial Grandes Galerias é um espaço com mais de 450 lojas com o que existe de mais descolado na cidade música, tattoo, skate, grafitti, moda alternativa e muito mais, em um só lugar.

O edifício foi construído em 1962 e inaugurado em 1963, além das lojas de roupas, por lá você vai encontrar bares, salões de beleza, cervejas artesanais, estúdios de tatuagem, lojas de LPs e muito mais, funciona de Segunda a Sábado das 10h às 18h, com exceção de feriados.

Localizado na Av. São João, 439, próximo ao Metrô São Bento.

MAIS INFORMAÇÕES

13 – Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é um símbolo importante para a cidade de São Paulo. Com mais de 400 anos de História, o Mosteiro sempre teve grande influência na cidade. A construção atual do Mosteiro não é a mesma de séculos anteriores. Trata-se da quarta construção.

Em 1910 deu início à construção da nova Igreja e Mosteiro, a Basílica só foi consagrada em 1922, nesta época foram instalados os sinos e o relógio, tido como o mais preciso de São Paulo.

Localizado no Largo de São Bento, em frente ao Metrô São Bento.

Confira essas dicas também