O que fazer em Urubici Santa Catarina

Urubici está localizada no sul de Santa Catarina, a 85km da divisa com o estado do Rio Grande do Sul, 170km de Florianópolis, 225km de Bombinhas, 230km de Balneário Camboriú, 240km de Pomerode, 330km de Joinville, É conhecida pelas belezas naturais: cachoeiras, cânions e mirantes com paisagens incríveis. Listamos abaixo os lugares que visitamos na região de Urubici, confira as dicas e aproveite.

Onde se hospedar em Urubici

1 – Morro do Campestre

O Morro do Campestre está localizado dentro de uma fazenda particular (Fazenda Morro da Cruz) a aproximadamente 10km do centro de Urubici. Logo na entrada fica um café/lojinha onde é feito o pagamento para acessar o Morro do Campestre. É possível subir de carro a maior parte do caminho até um estacionamento, depois o acesso é feito a pé por escadarias até o topo do morro. Na subida já é possível contemplar as belas paisagens nos mirantes com vistas de 360 graus. No topo do morro ficam as belas formações rochosas de arenito, a 1380 metros de altitude.

2 – Morro da Igreja e Pedra Furada

O Morro da Igreja e Pedra Furada fica a aproximadamente 30km do centro de Urubici, localizado dentro do Parque Nacional de São Joaquim. A vista do local é simplesmente fascinante, um verdadeiro espetáculo da natureza. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer o agendamento prévio. Após a confirmação do agendamento, a autorização deverá ser retirada pessoalmente pelo titular da reserva, mediante apresentação de documento pessoal e do veículo, na sede do Parque Nacional de São Joaquim em Urubici, na Av. Pedro Bernardo Warmling, 1542, a partir de dois dias de antecedência, até o dia da visita, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Não há sanitários, pontos de alimentação e nem abrigos em todo o percurso no interior do Parque Nacional. O tempo máximo de permanência na área do mirante é limitado.

3 – Parque Turístico Cachoeira Papuã

A Cachoeira Papuã é um dos mais novos atrativos turísticos de Urubici. Está localizada a aproximadamente 10km do centro de Urubici. Oferece uma ótima estrutura, moderna e planejada, com acessibilidade. O acesso é feito por passarelas, são aproximadamente 300 metros de extensão que terminam em uma plataforma-mirante de vidro, às margens de um precipício de cerca de 120 metros de altura, de onde é possível contemplar as duas quedas d’água e a paisagem belíssima. O parque funciona todos os dias, das 08 às 18h e a entrada é paga.

4 – Parque Mundo Novo

O Parque Mundo Novo está localizado a aproximadamente 7km do centro de Urubici. Na parte alta ficam 3 mirantes com vista para a Cachoeira do Avencal e um balanço em frente ao penhasco. Também é possível fazer uma trilha para ver a Cachoeira do Avencal por baixo. Além dos mirantes o parque oferece algumas atividades como: tirolesa, rapel e passeio a cavalo. O parque também possui espaço para camping. A entrada é paga.

5 – Guardião do Avencal

O Guardião do Avencal Bar Café fica a apenas 3km de Urubici, indicamos fazer uma pausa aqui para descansar e provar o delicioso Sanduíche de Truta Defumada e o Sanduíche do Guardião, apreciando a bela vista. O espaço funciona de Quinta a Terça, das 09h às 19h.

6 – Mirante Serra Parque

O Mirante Serra Parque está localizado no município de Bom Jardim da Serra, a poucos metros da Serra do Rio Rastro ao lado do parque Eólico e a 83km de Urubici. O parque funciona todos os dias das 8h às 18h, a entrada é paga. O Mirante Serra Parque oferece uma ótima estrutura com vista para o Cânion da Ronda, 2 balanços infinitos, área de piquenique com mesas e decks, parquinho, trilhas, redes horizontais, sanitários e diversos mirantes com vistas incríveis. Recomendamos chegar cedo para não correr o risco do tempo estar fechado com neblina.

7 – Mirante da Serra do Rio Rastro

O Mirante da Serra do Rio Rastro também está localizado no município de Bom Jardim da Serra, a poucos metros do Mirante Serra Parque, ao lado da Polícia Militar e a 83km de Urubici. O acesso ao mirante é gratuito e possui uma estrutura de estacionamento, quiosques e café. Recomendamos chegar bem cedo (entre 7h-9h) para não correr o risco do tempo estar fechado com neblina. Do mirante é possível contemplar uma bela paisagem dos cânions e também a famosa Serra do Rio Rastro e suas várias curvas sinuosas.

8 – Parque Altos Corvo Branco

O Parque Altos Corvo Branco está localizado no início da Serra do Corvo Branco, a aproximadamente 30km de Urubici. O parque funciona todos os dias das 08:30h às 18h (entrada permitida até as 17h), a entrada é paga. O parque possui 5 mirantes com vistas incríveis, o acesso aos mirantes 1 e 2 são feitos a pé, caminhada leve, já os mirantes 3, 4 e 5 o parque disponibiliza um transporte interno que leva os visitantes até a entrada dos mirantes e trás de volta até a sede onde fica um café e também possui banheiros.

9 – Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco está localizada entre as cidades de Grão Pará e Urubici. De Grão Pará até a serra são 27 km, sendo 22km já pavimentados e os 2km finais, ainda em estrada de chão batido. De Urubici até a Serra do Corvo Branco são 30km, sendo 25 km asfaltados e os 5km finais, de estrada de terra, com buracos. A Serra do Corvo Branco foi a primeira estrada aberta no trecho entre o litoral e a serra, onde em seu trecho principal possui uma garganta com mais de 90m de profundidade de paredes de rochas, sendo o maior corte em rocha no Brasil. A parte mais crítica e bonita da serra tem apenas 600 metros, com curvas de 180 graus.

10 – Eco Pousada Invernador em Urubici

A Eco Pousada Invernador está localizada em Urubici, Santa Catarina, a apenas 2km do centro da cidade. O ambiente da Pousada é super aconchegante, charmoso e rodeado pela natureza. São diversas opções de acomodações entre suítes, bangalôs, chalés e iglus temáticos, um mais perfeito que o outro!

Confira essas dicas Também