Dicas de lugares para conhecer em Guararema

Guararema é um município localizado no interior de São Paulo, a aproximadamente 80km da capital paulista. Sendo uma ótima opção de bate e volta para passar o dia com a família, é um passeio barato onde a maioria das atrações turísticas são gratuitas, além de oferecer também variadas opções gastronômicas. Confira nossas dicas de lugares para conhecer em Guararema e bom passeio.

Estação Ferroviária – Trem de Guararema – Passeio de Maria-Fumaça
Rua Dr. Falcão, 4 – Guararema

A Estação Ferroviária de Guararema foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970. Hoje a estação foi transformada em Centro Cultural e um trecho da linha foi reativado e serve de meio de transporte industrial para uma empresa, onde é possível também realizar o passeio de Maria Fumaça.

Aos finais de semana, feriados e emendas de feriados ocorrem passeios na Maria Fumaça na estação. Ela percorre o trecho entre a Estação de Guararema e a Vila de Luís Carlos. Os ingressos para o passeio, assim como os dias e horários, podem ser encontrados no site oficial do Trem de Guararema.

O Passeio vai até a Vila Luís Carlos, um local encantador que faz você voltar ao tempo. Mas se não quiser ir de trem, você pode ir de carro, é super tranquilo e bem perto de Guararema, vale super a pena conhecer.

MAIS INFORMAÇÕES

Pontilhão de Guararema
Próximo à Estação Ferroviária Guararema

O Pontilhão fica em frente a Estação Ferroviária de Guararema. Ele integra o patrimônio de Guararema desde 1910, a ponte fica sobre o Rio Paraíba do Sul. Além do seu visual, é um lugar perfeito e super disputado para fotos e ensaios fotográficos.

Parque Municipal Ilha Grande
Praça Lydia Custódio Dominguez – Centro – Guararema

Aberto todos os dias das 7h às 19h
FREE

O Parque Municipal Ilha Grande é uma ilha do Rio Paraíba, localizada no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem a ilha, totalizando 400 metros, playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins. Por lá é possível encontrar também capivaras, esquilos e algumas aves, todos soltos e convivendo em harmonia com os visitantes.

Parque Municipal Recanto do Américo (Pau d’Alho)
Rua Coronel Ramalho, 849 – Centro – Guararema

Aberto todos os dias das 9h às 17h30
FREE

O Parque Municipal Recanto do Américo fica às margens do Rio Paraíba do Sul, é um dos mais conhecidos e procurados pontos turísticos da cidade. Pode-se dizer que é o cartão-postal de Guararema, pois ali se encontra um exemplar bicentenário da árvore que dá nome à cidade: Guararema (do tupi guarani: Pau d’Alho).

O local oferece uma ótima infra-estrutura com quiosques, bancos, alambrados, decks com vista panorâmica, banheiros, lanchonete, estacionamento gratuito, além da incrível vista para o rio. O local também é muito procurado para ensaios fotográficos.

Nossa dica é deixar o carro no estacionamento e conhecer a região com passeios a pé, pois as principais atrações ficam bem pertinho uma da outra, como também os restaurantes e lanchonetes.

Estação Luis Carlos

A Estação Luís Carlos está localizada a apenas 10km de Guararema e a 85km de São Paulo. É uma cidade cinematográfica pertencente a cidade de Guararema, no interior de São Paulo. A vila que abriga a Estação Ferroviária de mesmo nome foi fundada em 1914, e totalmente revitalizada em 2014, preservando as características arquitetônicas dos anos 90. Além das lindas casinhas coloridas a vila também oferece várias opções de restaurantes, cafés e até um museu.

MAIS INFORMAÇÕES
Confira essas dicas também