Dicas de passeios de graça em São Paulo

Uma das coisas que mais gostamos na cidade de São Paulo são as diversas opções de passeios gratuitos, seja ela cultural ou de lazer. Então nós escolhemos algumas opções e fizemos uma lista com diversas dicas de passeios de graça em São Paulo.

SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119 – Bela Vista – São Paulo

Terça a Sábado: 10h às 22h
Domingo e Feriado: 10h às 19h

São Paulo ganhou mais um novo atrativo em 2018 na Avenida Paulista, o SESC Paulista, inaugurado em Abril de 2018. Além da riquíssima programação, o que tem atraído diversas pessoas para o SESC Paulista é o seu Mirante localizado no 17º andar do prédio, com uma vista simplesmente única e incrível da Avenida Paulista, com acesso gratuito. Durante a semana é possível visitar o mirante livremente, mas aos finais de semana e feriados a entrada é controlada, devido ao número maior de pessoas.

MIRANTE DO MAC USP
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera – São Paulo

Terça a Domingo: 10h às 21h

O Museu de Arte Contemporâneo da USP foi projetado por Oscar Niemeyer em 1954, está localizado em frente ao Parque Ibirapuera. No Térreo fica a recepção, o guarda-volume e o famoso gato gigante. No mezanino tem exposição e algumas máquinas de café e petiscos. Do 2º ao 7º andar tem exposições variadas e no 8º andar fica nossa parte favorita, o Terraço onde fica o mirante com uma vista incrível de São Paulo.

EDIFÍCIO MARTINELLI
Av. São João, 35 – Centro – São Paulo

Segunda a Sexta: 11h | 13h | 15:30h | 17:30h
Sábado, Domingo e Feriado: 11h | |12h | 13h | 14:30h | 15:30h | 16:30h | 17:30h | 18:30h

O Edifício Martinelli foi o primeiro arranha-céu de São Paulo, localizado no centro da cidade. Com 105 metros de altura e 30 pavimentos, foi entre 1934 e 1947 o maior arranha-céu do país e, durante um tempo, o mais alto da América Latina. Lá de cima é possível ver o Farol Santander, Catedral da Sé, Centro Cultural Correios, Viaduto do Chá, Sala São Paulo, Vale do Anhangabaú, Mercado Municipal e muitos outros. Se você gosta de Mirantes, não deixe de conferir nosso post com 11 mirantes pra conhecer em São Paulo.

BECO DO BATMAN

Localizado na Vila Madalena, podemos dizer que o Beco do Batman é uma galeria a céu aberto, com diversos grafites nas paredes que são renovados constantemente, a cada visita, uma nova pintura. É um passeio indispensável para se fazer em São Paulo e um ótimo lugar pra quem quer tirar fotos profissionais, para blog ou apenas para postar nas redes sociais.

EDIFÍCIO COPAN
Avenida Ipiranga, 200 – Praça da República – São Paulo

Segunda a Sexta: 10:30h e 15:30h
As visitas são feitas no Bloco F
Chegar com 10 minutos de antecedência

O Edifício Copan em São Paulo, foi projetado na década de 1950 pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, sendo uma de suas obras mais famosas pela sua forma de “S” que se destacam entre os prédios do centro da cidade. O prédio possui 115 metros de altura, 32 andares divididos em seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos com dimensões variadas e mais 70 estabelecimentos comerciais.

PICO DO JARAGUÁ
strada Turística do Jaraguá – s/nº – São Paulo

Todos os dias das 7h às 17h
No horário de verão até às 18h

O Pico do Jaraguá representa o ponto mais alto da cidade de São Paulo com 1.135 metros de altitude. Lá encima você encontra pequenas lanchonetes, estacionamento e uma vista fantástica da cidade de São Paulo. Chegando lá você vai encontrar 3 mirantes, o primeiro fica na estrada do lado esquerdo, um pouquinho antes de chegar, o segundo é quando você chega no Pico, também do lado esquerdo, depois que passa as barraquinha e antes das escadarias.

MASP
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo

Gratuito toda Terça: 10h às 18h

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) é um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo, devido a sua arquitetura moderna e ousada que chama a atenção de todos que passam pela Avenida Paulista e pela sua importância na história da arte no Brasil. O prédio foi projetado por Lina Bo Bardi, com 4 colunas e um vão livre de 74 metros, inaugurado em 1968 com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra.

PINACOTECA
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo

Gratuito todo Sábado: 10h às 17:30h

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais, fundado em 1905, sendo o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalado no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, no bairro da Luz em São Paulo, próximo ao bairro Bom Retiro, foi projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com o projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.

MUSEU DO FUTEBOL
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo

Gratuito toda Terça: 09h às 18h

O Museu do Futebol fica no Estádio do Pacaembu em São Paulo, apresenta várias atividades e painéis interativos, onde é possível ver lances e gols que marcaram a história e ainda escolher quem será o narrador. Painéis espalhados pelo museu contam curiosidades e informações importantes como: A 1ª partida que teve 22 jogadores expulsos. O maior número de gols marcados por um jogador em um mesmo jogo. Os 3 maiores estádios do Brasil e muito mais.

PARQUE IBIRAPUERA
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana – São Paulo

Diariamente das 5h à 00h

O Ibirapuera é um dos primeiros grandes parques urbanos do Brasil e famoso por oferecer inúmeros espaços culturais entre suas áreas verdes e lagos. Há sempre algo para fazer ou visitar. Um ótimo lugar pra quem quer descansar, praticar esportes ou até mesmo visitar um Museu e conhecer um pedacinho do Japão.

PARQUE DA INDEPENDÊNCIA
Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga – São Paulo

Aberto diariamente das 5h às 20h

O Parque da Independência está localizado no bairro do Ipiranga em São Paulo, ao lado do Museu Paulista e próximo ao Museu de Zoologia e ao Aquário de São Paulo. O parque é uma ótima opção de lazer e diversão para toda a família, tanto para quem quer andar de bicicleta, long, skate, patins, patinete, passear com o cachorro, fazer piquenique como também para quem quer apenas descansar.

EDIFÍCIO MATARAZZO
Viaduto do Chá, 15 – Centro – São Paulo

Segunda a Sábado: 14:30h | 16:30h

O Edifício Matarazzo é a Sede da Prefeitura de São Paulo, foi aberto para visitas monitoradas no final de 2015. A visita tem duração de aproximadamente 1 hora, começando em frente ao prédio, passando pelo Hall, depois por uma sala onde é exibido um vídeo e então a principal atração, o terraço, onde fica um jardim lindo, um lago com carpas e 3 mirantes com vistas incríveis do centro.

THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Praça Ramos de Azevedo, s/n – República – São Paulo

Quarta a Sexta: 11h, 13h, 15h e 16:30h
Sábado: 14h e 15h

O Teatro Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1911, localizado no centro de São Paulo. As visitas guiadas conta com um tour pela parte interna e fala sobre sua história e importância para a cidade de São Paulo, a visita é ideal pra quem gosta de arquitetura e história.

ITAÚ CULTURAL
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo

Terça a Sexta: 9h às 20h
Sábado, Domingo e Feriado: 11h às 20h

O Itaú Cultural localizado na Avenida Paulista em São Paulo, é um centro de referência cultural, há 27 anos promove e divulga a produção brasileira. Possui exposições temporários e dois andares de exposição permanente (Espaço Olavo Setubal), intimamente ligada à história do nosso Brasil.

SALA SÃO PAULO
Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos – São Paulo

Sábado: 13:30h

Além de concertos a Sala São Paulo também oferece visita guiada pela parte interna. Em alguns Domingos acontece concertos matinais gratuitos e logo após tem a visita monitorada. Foi eleita entre as 10 melhores salas de concerto do Mundo. Antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana é hoje a sede da OSESP. Confira também nosso post com dicas de lugares pra conhecer na Luz e no Bom Retiro.

MUSEU DE ZOOLOGIA
Av. Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo

Quarta a Domingo: 10h às 17h

O Museu de Zoologia em São Paulo está localizado atrás do Museu do Ipiranga. Hoje, o Museu de Zoologia é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global, uma ótima opção de passeio com criança.

GALERIA DO ROCK
Av. São João, 439 ou Rua 24 de Maio, 62 – Centro

A Galeria do Rock se tornou uma referencia nacional quando se trata da cultura “underground”, no Rock e todas suas vertentes, no Hip Hop, no Rap, no Skate, na Tatuagem, no Graffit e entre outras culturas. O Instituto Cultural Galeria do Rock foi criado em 2001 com o intuito promover a felicidade através cultura Rock n’ Roll e toda a diversidade cultural que vivia em seus corredores, além de promover atividades culturais na Galeria do Rock e em seu entorno.

Confira essas dicas Também