O que fazer em Curitiba: 14 lugares para conhecer na capital Paranaense
Uma de nossas cidades preferidas no Brasil é Curitiba, capital do Paraná. Uma cidade com muita cultura, muitos parques e cheia de lugares incríveis pra conhecer, por isso fizemos uma lista com várias dicas de lugares para conhecer em Curitiba. essa cidade incrível.
Tem opções de passeios para todos os gostos: Parques, Museus, Mirante, Feirinhas e muito mais. Confira abaixo as dicas e bom passeio.
O Museu Egípcio e Rosacruz em Curitiba foi criado em 1990. Seu acervo é constituído por réplicas de peças que pertencem a coleção de museus europeus, egípcios e norte americanos. O grande destaque de todo acervo é a múmia feminina com cerca de 2.700 anos chamada de “Tothmea”, que viveu de 1070 – 712 a.C.
O Jardim Botânico é o principal ponto turístico de Curitiba e parada obrigatória pra quem está na cidade. Inaugurado em 1991, foi inspirado nos jardins franceses. Além do lindíssimo verde do Jardim, o que chama a atenção são as flores coloridas, que se destacam em meio ao verde.
Um passeio pela história de Curitiba para conhecer a famosa Rua XV de Novembro, onde fica o Bondinho e conhecer também o Largo da Ordem, com construções antigas que fazem parte da história da cidade e onde acontece a famosa feirinha aos domingos.
A Praça do Japão em Curitiba foi inspirada nos clássicos Jardins Japoneses, concluída em 1962 para homenagear os imigrantes Japoneses que chegaram a Curitiba em 1910. Em 1993 a Praça passou por uma reforma e ganhou o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa do Chá.
A Torre Panorâmica de Curitiba foi construída em 1991. Possui 109,5 metros de altura e fica no ponto mais alto da cidade, proporcionando uma vista fantástica em 360º da cidade.
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Foi inaugurado em 2002, possui 12 salas expositivas. O projeto é de autoria do arquiteto que leva seu nome.
O Bosque Alemão em Curitiba está localizado na antiga chácara da família Schaffer. Foi inaugurado em 1996 para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba a partir de 1833.
O Memorial Ucraniano foi inaugurado em 26 de outubro de 1995, em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes ao Brasil, ele está localizado junto ao Parque Tingui. Possui uma réplica da Igreja Ucraniana de São Miguel, construída no final do Século XIX.
A Ópera de Arame em Curitiba é um espaço para espetáculos. O auditório tem capacidade para 1.000 pessoas. Foi inaugurada em 1992, no Parque das Pedreiras, próximo ao Espaço Cultural Paulo Leminski, foi construída em apenas 75 dias.
O Parque Tanguá é um dos principais parques de Curitiba. Foi fundado em 1996, ocupa uma área de 235 mil m², possui 2 lagos e um túnel artificial. E ainda tem ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e 2 estacionamentos gratuitos.
11 – Bosque do Papa João Paulo II
O Bosque João Paulo II foi inaugurado em 1980, conhecido popularmente de Bosque do Papa, recebeu esse nome em homenagem à passagem do Papa Polonês por Curitiba, em 1980. Além de bosque, ele abriga também o Memorial da Imigração Polonesa e o Museu Skansen.
12 – Terrazza 40
Rua Pe. Anchieta, 1287 – Curitiba
O Terrazza 40 é a combinação perfeita entre turismo e gastronomia em Curitiba. O restaurante panorâmico com uma vista incrível da cidade fica na cobertura do Edifício Champagnat Tower. Sendo o primeiro restaurante panorâmico de Curitiba, inaugurado em 2013. Você tem a opção de almoço, pôr-do-sol na confeitaria ou jantar no restaurante, nós fomos no pôr-do-sol na confeitaria provar os doces personalizados para homenagear alguns dos famosos pontos turísticos de Curitiba. Para garantir seu lugar é necessário fazer agendamento pelo site: terrazza40.com
13 – Museu Ferroviário no Shopping Estação
O Museu Ferroviário de Curitiba, localizado no Shopping Estação, foi inaugurado em 1982, o espaço possui a arquitetura da antiga Estação Ferroviária de Curitiba. Com mais de 600 peças, como relógios, telefones e telégrafos que eram utilizados no local e objetos do interior dos trens, como bagageiros, fechaduras e luminárias da época.
14 – Bairro Santa Felicidade
O bairro de Santa Felicidade é um pedacinho da Itália em Curitiba, com muitos restaurantes que servem pizzas e massas clássicas, além de vários mercadinhos, casas de vinho e chocolates. O forte de Santa Felicidade é a gastronomia tipicamente italiana. O restaurante mais conhecido é o Madalosso, considerado um dos maiores restaurantes do mundo. O lugar funciona em esquema de rodízio, no qual se paga um preço fixo para comer à vontade, diversos tipos de massas deliciosas, vale a pena provar.
15 – Parque Vila Velha em Ponta Grossa
O Parque Vila Velha está localizado em Ponta Grossa, no Paraná, a apenas 90km de Curitiba. É uma ótima opção de bate saindo de Curitiba. A principal atração do Parque Vila Velha são as trilhas dos Arenitos, formações rochosas milenares, onde você pode caminhar bem pertinho das colunas enormes de arenitos, contemplando esse espetáculo da natureza.
Bourbon Curitiba Convention Hotel
O Bourbon Curitiba Convention Hotel está localizado no centro de Curitiba, com fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade como: Largo da Ordem, Rua XV de Novembro, Jardim Botânico, MON, Bosque do Papa e a 22km do Aeroporto. Todos os quartos são amplos e confortáveis, uma ótima opção de hospedagem para quem está na cidade para lazer, negócios ou eventos.
Confira também:
Lugares p/ conhecer em Maringá
Lugares p/ conhecer em Londrina
Lugares p/ conhecer em Foz do Iguaçu
Lugares p/ conhecer em Florianópolis
Lugares p/ conhecer em Balneário Camboriú
Lugares p/ conhecer em Urubici