Museus com entrada gratuita em São Paulo

São Paulo é uma cidade que oferece diversas opções culturais, com museus de todos os tipos que você pode imaginar e a melhor parte é que todos eles oferecem entrada gratuita, pelo menos uma vez na semana. Confira abaixo uma lista com 16 Museus com entrada gratuita em São Paulo.

1 – Museu Catavento Cultural e Educacional

O Museu Catavento Cultural e Educacional é um museu interativo voltado às ciências, divido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Ideal  para levar as crianças.

Entrada gratuita aos Sábados das 9h às 17h.

2 – Museu da Imigração

O Museu da Imigração está localizado no bairro da Mooca, na  antiga Hospedaria de Imigrantes, construída em 1886. Então em 1993 cria-se o Museu, para promover o conhecimento e a reflexão sobre as migrações humanas através de exposições interativas.

Entrada gratuita aos Sábados das 9h às 17h.

3 – Museu do Futebol

O Museu do Futebol fica dentro do estádio Pacaembu, possui diversas exposições interativas, mais do que apenas esporte, é um museu sobre a história do povo brasileiro.

Entrada gratuita aos Sábados das 10h às 17h.

4 – Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é o Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905, foi projetado pelo escritório do famoso arquiteto Ramos de Azevedo.

Entrada gratuita aos Sábados das 10h às 17:30h.

5 – Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo fica no Mosteiro da Luz, construído em 1788. O museu é voltado a exposições de objetos relacionados à arte sacra, com uma coleção muito valiosa.

Entrada gratuita aos Sábados das 10h às 18h.

6 – Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera em São Paulo, mostra através de exposições, a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a memória, história e a arte Brasileira e a Afro Brasileira.

Entrada gratuita aos Sábados das 10h às 17h.

7 – Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna de São Paulo fica dentro do Parque Ibirapuera, foi fundado em 1948. Sua coleção possui mais de 5 mil obras da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira.

Entrada gratuita aos Domingos das 10h às 18h.

8 – Museu de Arte Contemporânea

O MAC USP fica em frente ao Parque Ibirapuera. O prédio possui 8 andares com exposições temporárias e permanentes. No 8º andar fica o Terraço com uma vista incrível.

Entrada gratuita de Terça a Domingo das 10h às 18h.

9 – Museu da Energia

O Museu da Energia de São Paulo foi inaugurado em junho de 2005, possui equipamentos eletrônicos bem antigos. O edifício foi construído entre 1890 e 1894, foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont.

Entrada gratuita de Terça a Sábado das 10h às 17h.

10 – Museu do Perfume

O Espaço Perfume Arte + História é uma iniciativa do Grupo Boticário e da Faculdade Santa Marcelina, dedicada à história da perfumaria nacional e internacional. Possui um acervo composto por mais de 500 peças históricas, entre objetos originais e réplicas.

Entrada gratuita de Terça a Sábado das 10h às 18h e Domingo de 12h às 18h.

11 – Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, possui uma exposição permanente e recebe exposições temporárias. Promove eventos relacionados a Design conhecidos em todo Brasil. Também tem programas musicais gratuitos, debates, palestras, cursos, oficinas e muito mais.

Entrada gratuita ao Sábado, Domingo e Feriado das 10h às 18h.

12 – Museu do Transporte Público

O Museu dos Transportes Públicos de São Paulo foi inaugurado em 1985, o museu guarda relíquias como: o 1º Bonde a circular no Brasil em 1859 no Rio de Janeiro e o 1º Trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960.

Entrada gratuita de Terça a Domingo das 9h às 17h.

13 – Museu Lasar Segal

O Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall – viúva de Lasar Segall – foi criado em 1967, por seus filhos. Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932.

Entrada gratuita de Quarta a Segunda das 11h às 19h.

14 – Museu de Arte de São Paulo (MASP)

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) é um dos cartões postais da cidade, localizado na Av. Paulista, foi projetado por Lina Bo Bardi, inaugurado em 1968.

Entrada gratuita Terça das 10h às 18h.

15 – Museu do Tribunal de Justiça

O Museu do Tribunal de Justiça em São Paulo está localizado no Palacete Conde de Sarzedas, próximo a Catedral da Sé, foi construído em 1891, passou a ser sede do museu em 2007.

Entrada gratuita de Segunda a Sexta das 11h às 17h.

16 – Museu do Óculos

O Museu do Óculos em São Paulo, foi inaugurado em 1996 por Miguel Giannini, no bairro do Bixiga. Possui um acervo com mais de 700 peças, mas apenas 300 peças estão expostas.

Entrada gratuita de Segunda a Sexts das 9h às 18h e aos Sábados das 9h às 13h.

Se você já conhece todos os museus listados acima e gostaria de conhecer outros museus em São Paulo, não deixe de conferir nosso post sobre Museus pouco conhecidos em São Paulo.

Confira essas dicas também