Dicas do que fazer em Cabo Frio no Rio de Janeiro

Cabo Frio está localizada a apenas 162km do Rio de Janeiro (aproximadamente 2h20 de carro), na Região dos Lagos, entre Arraial do Cabo e Armação de Búzios, uma ótima localização pra quem pretende conhecer toda a região e suas praias incríveis.

A cidade de Cabo Frio é a quarta cidade mais antiga do estado do Rio de Janeiro, por isso além das praias lindíssimas, uma boa infraestrutura e ótimos restaurantes, Cabo Frio também guarda muita história, que é possível ser vista no Bairro da Passagem, que mantém suas características e construções da época de sua fundação.

Por isso separamos abaixo algumas dicas do que fazer em Cabo Frio no Rio de Janeiro, confira as dicas e bom passeio.

PRAÇA DA CIDADANIA & PRAÇA DAS ÁGUAS

Nossa primeira dica do que fazer em Cabo Frio é um passeio pela orla da Praia do Forte, por lá você vai encontrar diversos quiosques e restaurantes com vista pra praia, uma pista de skate, a Praça das Águas e a praça da Cidadania, onde fica os letreiros Eu ♡ Cabo Frio.

BAIRRO DA PASSAGEM

O Bairro da Passagem em Cabo Frio foi onde surgiram as primeiras construções da cidade, como a igreja de São Benedito, mantendo suas características até os dias de hoje. O bairro é um charme, possui casas e prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, suas ruas são estreitas de pedras portuguesas e paralelepípedos. Um lugar lindo e muito escolhido para fazer fotos de pré casamento, pois ele compõe o cenário perfeito. Além de todo charme e arquitetura antiga, também conta com diversos restaurantes e bares que completam o charme do local.

ILHA DO JAPONÊS

A Ilha do Japonês em Cabo Frio é um local encantador e paradisíaco, com águas rasas, calmas e cristalinas. A ilha foi criada artificialmente para dar suporte aos pescadores. É um ótimo lugar pra passar o dia, principalmente pra quem vai com criança pequena, pois as águas são bem rasas e de grande extensão.

O acesso até a Ilha do Japonês pode ser feito de Barco (pagamos R$ 5,00 na baixa temporada) como também pode ser feito a pé, na maré baixa é possível ir caminhando até a ilha com a água na altura da cintura. Lembrando que o acesso ao local onde os carros ficam estacionados e também onde pega o barco para fazer a travessia é cobrado (R$ 10,00 baixa temporada).

Para chegar de carro você pode colocar no GPS o endereço do Recantu’s Bar, que fica em frente ao local onde pega o barco para fazer a travessia.

PRAIA DO FORTE & FORTE DE SÃO MATEUS

A Praia do Forte em Cabo Frio possui mais de 7,5km de extensão, o interessante é que ela começa no Forte de São Mateus indo até a Praia do Pontal em Arraial do Cabo, mudando de nome durante sua extensão para Praia das Dunas e Praia do Foguete.

A orla da praia é bem movimentada e com muitas opções de restaurantes, bares e quiosques, além de diversas lojas. O que é interessante visitar por lá também é o Forte de São Mateus do Cabo Frio, o forte foi erguido no século XVII, entre 1616 e 1620, para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses. Foi erguido com pedra e argamassa, além do óleo de baleia e cal para as junções.

Hoje o forte é aberto para visitação diariamente das 8h às 18h, além da incrível vista para o mar e para a praia do forte, ainda restam os canhões utilizados nas batalhas. O acesso é pela lateral esquerda da praia, onde é necessário passar uma pequena ponte e subir pelas pedras até o Forte, o acesso é gratuito.

PRAIA DO PERÓ

A Praia do Peró em Cabo Frio tem uma extensão de 7,2km de areia, suas ondas são mais fortes, frequentada por surfistas. Por ser uma praia extensa, tem áreas com boa infraestrutura de quiosques com cardápios variados, mas também tem áreas bem desertas e tranquilas. A praia do Peró se encontra com a Praia das Conchas, ao final da praia do lado direito, vale a pena aproveitar para conhecer as duas praias.

PRAIA DAS CONCHAS

A Praia das Conchas é a menor praia em Cabo Frio, com apenas 600 metros de extensão, quando vista de cima ela tem o formato de uma concha, por isso recebeu esse nome. Ao final da praia do lado direito é possível fazer um trilha pequena, para subir no morro onde fica um mirante que permite ver a praia e seu formato, além da vista para outras ilhas próximas da região.

RUA DOS BIQUINIS

Baixa temporada:
Todos os dias das 09h às 21h
(domingo poucas lojas abrem)

Alta temporada:
Todos os dias das 08h à 00h

A Rua dos Biquinis em Cabo Frio é um shopping a céu aberto, que conta com mais de 100 lojas para todos os estilos e gostos, com diversas opções de roupas de banhos como biquínis, maiôs, sungas, cangas, acessórios e objetos de praia. Por lá você também encontra souvenirs de Cabo Frio e do Rio de Janeiro. Vale a pena dar uma passada por lá para conhecer.

Confira essas dicas também