O que fazer em Cusco no Peru
A cidade de Cusco é um dos principais destinos turísticos no Peru, onde fica o famoso cartão postal Machu Picchu. Mas Cusco possui diversas outras riquesas culturais e históricas que vale a pena visitar. Todos os passeios que realizamos em Cusco foi em parceria com a agência Hope Travel Peru, que cuidou de todo o roteiro e transporte.
BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO
COSITUC – Av. El Sol, 185 – Cusco – Peru
Uma dica importante pra quem pretende ficar alguns dias em Cusco e conhecer os principais pontos turísticos, você precisa comprar o Boleto Turístico de Cusco (Circuito Geral). Esse boleto da acesso a 16 pontos turísticos, incluindo museus e sítios arqueológicos, a validade do boleto é de 10 dias. Com o boleto, além de economizar um bom dinheiro, você também evitará filas nos pontos turísticos. No verso do boleto tem o horário de funcionamento para todos os pontos turísticos e também um mapa do centro de Cusco. O pagamento do boleto é apenas EM DINHEIRO.
- Saqsayhuamán
- Q’enko
- Puka Pukara
- Tambomachay
- Pisac
- Ollantaytambo
- Moray
- Chinchero
- Tipón
- Pikillaqta
- Monumento a Pachacuteq
- Centro Qosqo de Arte Nativa
- Museu do Sítio de Qoricancha
- Museu de Arte Popular
- Museu de Arte Contemporânea
- Museu Histórico Regional
PRAÇA DE ARMAS
Plaza de Armas – Cusco – Peru
A Praça de Armas de Cusco é o coração da cidade imperial, o principal cartão postal da cidade. Todas as celebrações importantes, festas e desfiles acontecem neste local. Há séculos, a movimentada praça principal de Cusco tem sido o centro da vida pública local. Elegante e cheia de espaço, a praça é circundada por antigas igrejas e restaurantes. Na região também é possível encontrar vários lojas que fazem câmbio de soles. Vale a pena passar uma tarde ou manhã caminhando pela região para conhecer a riqueza histórica dessa cidade incrível.
PEDRA DOS 12 ÂNGULOS
Calle Hatunrumiyoc, 480 – Cusco – Peru
A Pedra dos 12 Ângulos é um dos símbolos da cidade de Cusco, está localizada bem próxima a Praça das Armas, no centro de Cusco. A pedra é feita de diorito verde, muito utilizado em construções incas. Famosa por ter 12 ângulos, encaixando-se perfeitamente com as demais pedras, estão tão bem unidas que nenhuma agulha consegue passar entre as fendas.
MIRANTE SAN BLAS
Calle Kiskapata, 289 – Cusco – Peru
O Mirante San Blas está localizado bem próximo ao centro, é uma parada obrigatória para quem está visitando Cusco, além da incrível vista da cidade, vale a pena dar um passeio pelo bairro e conhecer as variadas opções de ateliês de artistas locais.
QORIKANCHA – TEMPLO DO SOL
Santo Domingo – Cusco – Peru
De acordo com a concepção Inca, Qorikancha foi um centro religioso de Cusco, centro geográfico e político. “Qori” significa ouro trabalhado e “Kancha” significa lugar cercado, limitado por muros, traduzindo seria “lugar cercado que contém ouro”. É uma obra da arquitetura Inca e um dos mais importantes complexos arqueológicos sagrados daquele povo. Feito de pedras polidas e encaixes harmoniosos, foi construído pelo imperador inca Pachacuti (em espanhol Pachacútec), Suas paredes eram cobertas por folhas (lâminas) de ouro sólido e o adjacente foi preenchido com estátuas douradas.
SACSAYHUAMAN
Don Bosco, 615 – Cusco – Peru
Sacsayhuaman é um sítio arqueológico localizado a aproximadamente 2km da Plaza de Armas de Cusco (10 minutos de carro) a 3.700 metros acima do nível do mar. A entrada é com o Bilhete Turístico de Cusco. É uma construção Inca realmente única e impressionante, acredita-se que mais de 20 mil homens extraíram as pedras e a transportaram 20km até a colina da cidade de Cusco. Hoje, estima-se que Sacsayhuaman conserva apenas 40% de sua antiga estrutura.
O muro principal de Sacsayhuaman é construído em ziguezague com pedras gigantes de até 5 metros de altura e 2,5 metros de largura (entre 90 e 125 toneladas de peso). Como os Incas construíram Sacsayhuaman com estruturas de um peso e tamanho improváveis para o tempo continua sendo um mistério. Além da impressionante arquitetura, a vista lá de cima da cidade é igualmente única e incrível.
TAMBOMACHAY
Cusco – Peru
Tambomachay é um sítio arqueológicomostra localizado a aproximadamente 8km do centro de Cusco, uma arquitetura fina composta de uma série de aquedutos, canal e várias cascatas de água que correm pelas rochas, provenientes de um manancial que existe na parte alta. No tempo dos Incas era um lugar sagrado destinado ao culto da água. A entrada também está inclusa no Boleto Turístico.
Confira também:
Lugares perto de Cusco
O que fazer em Lima
Conheça o deserto de Huacachina em Ica
Águas Turquesas de Millpu
O que fazer em Arequipa