Como visitar as Águas Turquesas de Millpu no Peru

ÁGUAS TURQUESAS DE MILLPU
Distrito de Huancaraylla – Povoado de Circamarca – Peru

Aberto todos os dias: 8h às 17h
S/ 5,00 soles por pessoa

Um dos lugares mais incríveis que visitamos no Peru, sem dúvida, foram as famosas Águas Turquesas de Millpu, localizada no distrito de Huancaraylla, povoado de Circamarca a aproximadamente 120km de Ayacucho. Um verdadeiro espetáculo da natureza, é um paraíso ainda pouco explorado no Peru pelos turistas, talvez por causa do difícil acesso devido a sua distância das cidades de Lima e Cusco.

COMO CHEGAR AS ÁGUAS TURQUESAS DE MILLPU

Apesar de estar a apenas 120km da cidade de Ayacucho, as estradas até as Águas Turquesas de Millpu são nas cordilheiras e possuem muitas curvas, subidas e decidas, por isso o tempo de viagem pode variar de 3 a 4 horas. Chegando no estacionamento do local é necessário fazer uma caminhada de 15 a 20 minutos, é uma caminhada tranquila, mas no final tem bastante escada para subir, devido a altitude a dificuldade para subir as escadas aumenta bastante. Ayacucho fica a aproximadamente 570km de Lima e está a mais de 2.700 metros de altitude, já Huancaraylla está a mais de 3.200, o que pode causar um pouco de tontura, cansaço e até enjoo, dependendo da pessoa.

Todo o esforço é recompensado quando você chega ao final das escadas, a vista das piscinas naturais de cor turquesa em meio aos paredões rochosos é simplesmente incrível. Ao final da trilha tem uma cachoeira, onde também fica a nascente do rio Millpu, as águas da cachoeira descem entre os cânions e formam aproximadamente 20 pequenas piscinas chegando até uma segunda cachoeira ao final, menor que a primeira.

Existem alguns pontos na trilha onde é possível descer até as piscinas, mas entrar na água é uma tarefa para os corajosos, pois as águas cristalinas são extremamente geladas, nós visitamos em Julho, então estava ainda mais frias, mas apenas chegar perto para tirar algumas fotos e contemplar essa beleza natural já vale muito a pena.

No centro de Ayacucho é possível encontrar diversas agências que fazem esse passeio até as Águas Turquesas, o valor varia entre s/50,00 e s/90,00 soles por pessoa, alguns incluem almoço, outros apenas o transporte, vale a pena dar um pesquisada. A saída acontece normalmente às 8h da manhã de Ayacucho.

No estacionamento do local tem um pequeno e simples restaurante que oferece algumas opções de almoço bem barato, nosso prato escolhido foi a Trucha frita (peixe frito) que vem acompanhada com Choclo (milho peruano) e papas (batatas). As truchas são criadas no próprio local. O prato serve muito bem 1 pessoa, é super saboroso e custou apenas s/10,00 soles.

Confira essas dicas Também