Como visitar o Museu Egípcio e Rosacruz em Curitiba
Museu Egípcio e Rosacruz
Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – Curitiba
Horários e ingressos: museuegipcioerosacruz.org.br
O Museu Egípcio em Curitiba é formado por objetos relacionados ao Antigo Egito, possuindo peças que contam as histórias dos faraós, da religião e do cotidiano daquela civilização. O Museu Egípcio foi fundado em 17 de outubro de 1990. O Egito desperta uma grande curiosidade nas pessoas. No Brasil há, contudo, poucos espaços culturais através dos quais é possível conhecer mais sobre a civilização egípcia.
No Museu Egípcio há réplicas fiéis de objetos relacionados ao Antigo Egito cujos originais são conservados no acervo de diversos museus europeus, egípcios e norte-americanos. Esses objetos relacionam-se com muitos aspectos da vida daquele povo, assim como a organização social, religião e política.
A peça mais importante do Museu Egípcio da AMORC é a múmia original de uma dama egípcia chamada “Tothmea”, que possui cerca de 2600 anos. Ela está na coleção do museu desde 1995.
A peça mais importante do Museu Egípcio da AMORC é a múmia original de uma dama egípcia chamada “Tothmea”, que possui cerca de 2600 anos. Ela está na coleção do museu desde 1995. (Não é permitido fotografar nem fazer vídeos da múmia).
Estão disponíveis para consulta tablets com conteúdo exclusivo, a fim de que se possa ter contato com outras informações relacionadas ao Antigo Egito. O Museu Egípcio possui cerca de 700 peças relacionadas ao Antigo Egito, sendo que, a cada 2 anos uma nova temática é trabalhada para uma nova exposição que conta com a exibição de 140 até 200 peças.
O Museu conta com diversos espaços diferentes:
- Complexo Luxor é composto pela Alameda das Esfinges, pelo Obelisco de Tutmés III e pelo Atrium Romano, onde se encontra a estátua de Augusto César.
- A avenida de esfinges recriada pela AMORC rememora a importância tanto do legado arquitetônico dos egípcios antigos quanto de uma de suas principais festividades. As esfinges eram símbolos de proteção, e por isso geralmente flanqueavam os templos.
- O Obelisco é uma réplica do construído durante o reinado do faraó Tothmés III, que governou o Egito de 1479 a 1425 a.C. e que ficava no sétimo pilone do templo de Karnak, na atual cidade de Luxor.
- Estátua César Augusto, imperador romano. A estátua de César Augusto foi um presente que o Imperador Emérito da AMORC, Ralph Maxwell Lewis (1904-1987), então Supremo Secretário, deu ao seu pai, Dr. Harvey Spencer Lewis, em 1937.
- Espaço de Arte Francis Bacon, dedicado às artes em geral.
- Biblioteca Alexandria, moderna e com um excelente acervo abrangendo principalmente obras sobre esoterismo, a biblioteca tem em seu acervo 22.764 obras, entre livros, CDs e DVDs, os quais são basicamente oriundos de doações dos estudantes rosacruzes e da comunidade e abrangem as grandes áreas do conhecimento, tais como Filosofia, Psicologia, Religião, Ciências Sociais, Linguagem, Ciências, Artes, Literatura, Geografia e História.
- O Memorial Rosacruz foi inaugurado no dia 14 de fevereiro de 1987 com a finalidade de proporcionar um ambiente de recolhimento para meditação.
Confira também:
Lugares p/ conhecer em Curitiba
Lugares p/ conhecer em Maringá
Lugares p/ conhecer em Londrina
Lugares p/ conhecer em Foz do Iguaçu