Pateo do Collegio

Largo Páteo do Colégio, 2 – Centro – São Paulo
Próximo ao Metrô Sé

Terça a Domingo: 9h às 16:30h
FREE

Museu Anchieta
R$ 8,00 | R$ 4,00 (meia)
Até 7 anos e +60: FREE

Para visita monitorada é preciso agendar de Segunda a Sexta das 13h às 16h | Tel.: (11) 3105-6898

A Capela Anchieta teve sua construção em 1554, mesmo ano da fundação da Cidade de São Paulo. Desde aquele momento o Pateo do Collegio passou por muitas transformações, por causa da expulsão dos jesuítas.

Em 1765 o antigo colégio, que desde a expulsão funcionava como residência da Arquidiocese, é transformado em Palácio dos Governadores. Em 1930 a Secretaria da Educação passa a ocupar o prédio.

Em 1979, após 24 anos de processo de construção, as obras de reconstrução da Igreja são finalizadas. Em missa comemorativa é inaugurado o Museu Pe. Anchieta.

Hoje o local é um complexo cultural que abriga atividades culturais como o Museu Anchieta, a Biblioteca Padre Antônio Vieira, a Cripta, Congressos, Cursos, Oficinas de artesanato e pintura e apresentação de música clássica.

E claro, tem na entrada o Café do Pateo que é ideal para uma pausa do trabalho, para encontro de amigos, para um bom almoço e também ao fundo tem uma área muito boa para fazer uma leitura, descansar um pouco, depois de um passeio pelo centro da cidade.

É um local que todos devem conhecer em São Paulo, pois foi palco importante na Fundação da cidade e de sua história. Não deixe de visitar também a Casa da Imagem e a Solar da Marquesa de Santos que ficam bem ao lado do Pateo do Collegio

Confira também:

10 passeios gratuitos em SP
10 Casas/Museus em SP
Museus pouco conhecidos em SP
Museus com entrada gratuita em SP

Confira essas dicas também