O que fazer na Rota do Enxaimel em Pomerode Santa Catarina

A Rota do Enxaimel é a maior concentração fora da Alemanha de casas construídas na técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. São cerca de 50 casas ao longo de 16km na cidade de Pomerode em Santa Catarina, a apenas 80km de Joinville, a 175km de Florianópolis e a 245km de Urubici. Pomerode é conhecida como a Cidade Mais Alemã do Brasil. Confira abaixo algumas dicas do que fazer na Rota do Enxaimel e conhecer mais sobre a cultura alemã.

O que fazer em Pomerode
Onde se hospedar em Pomerode

Conhecer a Técnica Enxaimel e a Cultura Alemã

Na técnica enxaimel, as estruturas de madeira são construídas sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes. A Rota do Enxaimel em Pomerode foi escolhida pela ONU como uma das Melhores Vilas Turísticas do mundo, por seu conteúdo histórico e cultural, suas tradições preservadas e atrativos turísticos. Confira abaixo as três casas na Rota do Enxaimel que são abertas para visitação.

Casa Siewert
Rua Testo Alto, 8019 – Rota do Enxaimel – Pomerode

Mais informações: @casasiewert

A Família Siewert chegou ao Brasil em 1868. A casa enxaimel foi construída em 1913, onde atualmente moram três gerações da família: a quarta, quinta e sexta no Brasil. Em uma visita guiada, conheça a história da família desde sua origem na Pomerânia, o motivo da viagem e a chegada ao Brasil. Veja a evolução que ocorreu ao longo de um século e meio no Brasil. Estude a técnica de construção enxaimel, e por que este método construtivo é um patrimônio histórico. No pequeno sítio você pode aprender a história do milho na região, conhecer os animais da criação e o pequeno carro da família. Além de poder degustar e adquirir produtos coloniais como queijo, linguiça, licores, cachaças, geleias e cervejas artesanais. A visita é paga.

Casa Radünz
Rua Curitiba, 377 – Rota do Enxaimel – Pomerode

Mais informações: @casaradunz

A Casa Radünz foi construída em 1932 e faz parte do conjunto de casas enxaimel da última geração, já possuindo varanda incorporada ao corpo da edificação. É possível conhecer a casa por fora e por dentro, uma das mais belas casas da imigração alemã, toda preservada e com móveis de época. No quintal da casa tem uma roda d’água e um riacho, com uma paisagem incrível. Na visita guiada é possível conhecer um pouco da história e curiosidades da casa e da família. A visita é paga.

Casa Strutz
Rua Testo Alto, 2098 – Rota do Enxaimel – Pomerode

Mais informações: @casastrutz

A Casa Strutz foi construída em 1895. Oficialmente chamada Casa Hermann Jandre, que foi seu primeiro morador, é atualmente conhecida como Casa Strutz, por causa de Armando Strutz, neto do primeiro morador. Originalmente ficava do outro lado da rua, mas foi desmontada e remontada na década de 1930. No local hoje funciona uma lojinha que vende bolachas artesanais deliciosas e outras delicias da culinária alemã, não deixe de conhecer.

Tour na fábrica de Chocolates Nugali
Rua Testo Alto, 4848 – Rota do Enxaimel – Pomerode – Santa Catarina

Aberto todos os dias das 9h às 18h

Outro passeio que você não pode deixar de fazer na Rota do Enxaimel é o Tour Nugali Chocolates, uma experiência turística interativa e imersiva por todas as etapas de fabricação do chocolate mais premiado do Brasil. Neste passeio, você vai entender como é feito o chocolate Nugali, conhecer e experimentar os aromas dos ingredientes e acompanhar toda a produção em uma fábrica de verdade. Além de degustar à vontade diferentes tipos e intensidades dos chocolates Nugali.

Tirar fotos e contemplar a paisagem

Aprecie a bela paisagem, conheça como viviam os imigrantes, experimente pratos típicos alemães e adquira produtos localmente produzidos, vivencie a cultura alemã na cidade mais alemã do Brasil. E claro, tire várias fotos nas charmosas casinhas Enxaimel, sempre respeitando os morados e não ultrapassando os limites das casas.

Confira essas dicas Também