O que fazer no centro de Ubatuba

Ubatuba fica no litoral norte do estado de São Paulo, a aproximadamente 225km da capital paulista. Possui mais de 100 praias em seu litoral, indo desde Caraguatatuba no Sul até Paraty (Rio de Janeiro) no norte.

Além das lindas praias de Ubatuba outro passeio interessante para se fazer na cidade é conhecer o centro. Confira nesse post algumas dicas de lugares para conhecer no centro de Ubatuba e bom passeio.

SOBRADÃO DO PORTO
Rua Condessa de Vimiero, 38 – Centro – Ubatuba

Além das belezas naturais, Ubatuba guarda um pedaço significativo da História do Brasil, e um lugar para ser visitado no centro de Ubatuba é o Sobradão do Porto, o único casarão que restou dos áureos tempos do café, que transpira um passado de prosperidade e glória de uma cidade que já abrigou o porto mais importante do país.

Aberto à visitação, oferece espaço para exposições de arte, artesanato, fotografia, além de oficinas culturais, cursos e concursos que incentivam a produção artística, o resgate e valorização da cultura caiçara e suas tradições. Principal patrimônio histórico de Ubatuba.

O Sobradão do Porto foi erguido em 1846, em 1959 foi tombado, em 1981 foi desapropriado pela Prefeitura Municipal e, em 1987, tornou-se a sede administrativa da FundArt. Trata-se de um edifício interessantíssimo tanto do ponto de vista histórico, como arquitetônico, de caráter apalaçado. É tradição que seu traço e cantarias vieram trazidas de Portugal.” – Mário de Andrade

FAROL DO CRUZEIRO / FAROL DA BARRA

O Farol do Cruzeiro ou Farol da Barra como é chamado, está localizado próximo a Ponte Félix Guisard, que conecta o Centro de Ubatuba ao Bairro do Perequê-Açú. Cruzeiro é uma alusão a Praia do Cruzeiro, onde está localizado. Barra faz referência a Barra ou Vila dos Pescadores, localizada nas proximidades.

É um local delicioso para passear aos finais de tarde e contemplar o pôr-do-sol com uma belíssima vista da baía central de Ubatuba, ideal para contemplação. É também um ponto que recebe muitos pescadores.

FEIRA DE ARTESANATO
Avenida Iperoig, 28 – Centro – Ubatuba

Segunda a Quinta: 17h às 00h
Sexta, Sábado e Domingo: 16h às 00h

A Feira de Artesanato acontece todos os dias ao lado do Farol do Cruzeiro, na principal avenida de Ubatuba, é um ótimo passeio para quem deseja comprar algumas lembrancinhas para levar de presente. Além da feirinha você encontra também restaurantes, sorveterias, pizzarias e trailers com uma enorme variedade de comidas, lanches e bebidas. É uma ótima opção de passeio noturno em Ubatuba.

SUCOLÂNDIA
Av. Iperoig, 166 – Centro – Ubatuba

A Sucolândia em Ubatuba oferece uma enorme variedade de sucos, com opções bem diferentes e que vale a pena provar. Além de sucos eles também oferecem: açaí e lanches. Já foi eleita pela três anos seguidos o melhor suco do litoral de São Paulo.

AQUÁRIO DE UBATUBA
Rua Guarani, 859 – Itaguá – Ubatuba

O Aquário de Ubatuba foi fundado em 1996 por um grupo de oceanólogos. Desde sua inauguração, já recebeu milhares de pessoas, que puderam absorver conhecimentos e serem sensibilizadas acerca da importância da conservação do meio ambiente marinho e da riqueza de sua biodiversidade. Tendo como principais objetivos a educação e a pesquisa voltadas à conservação do meio ambiente, o Aquário de Ubatuba foi o primeiro Aquário Privado aberto à visitação pública no país, tendo sido, também, pioneiro em diversas áreas.

PROJETO TAMAR
Rua Antonio Atanázio, 273, Jrd Paula Nobre

Inaugurada em 1991, Ubatuba foi a primeira base instalada pelo TAMAR em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. É a única no Estado e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte. O Museu do TAMAR de Ubatuba conta com uma completa infra-estrutura de educação ambiental, informação, lazer, incluindo tanques e aquários, auditório com 30 lugares, espaço para exposições, loja e lanchonete.

Junto ao o Museu Caiçara, são um espaço cultural que resgata e valoriza a rica cultura caiçara, e relembra os hábitos e costumes de uma época que faz parte da formação do povo brasileiro. Através de mais de 200 peças antigas, painéis explicativos, fotos e objetos que fizeram parte da história, o visitante tem a oportunidade de “viajar no tempo” e conhecer um pedacinho da cultura brasileira.

Confira essas dicas Também