O que fazer em Gramado no Rio Grande do Sul
Gramado é um dos principais destinos de inverno, não apenas do Rio Grande do Sul, mas de todo Brasil. É também muito conhecida pelas luzes e grandes eventos de Natal. Gramado está localizado na Serra Gaúcha a 100km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul e a apenas 68km de Caxias do Sul e a apenas 8km de Canela.
A cidade tem grande influência europeia, principalmente alemã, italiana, francesa e portuguesa, tanto em sua arquitetura quanto em sua culinária. Confira abaixo algumas dicas de lugares para conhecer em sua visita a Gramado.
1 – Conhecer o Pórtico Nova Petrópolis
Av. das Hortênsias – Pórtico – Gramado
Os Pórticos de Gramado são construções que marcam a chegada na cidade, lugares muito visitado pelos turistas. Lembrando que Gramado possui dois pórticos. O pórtico de Nova Petrópolis (mais tradicional, de 1973, em estilo bávaro) fica localizado na rodovia ERS-235, a porta de entrada para quem vai a Gramado pela Rota Romântica. O pórtico de Taquara, por sua vez, fica na rodovia ERS-115. Ele recebe aqueles que vão a Gramado a partir da capital Porto Alegre e das cidades do Vale do Rio dos Sinos como pontos de origem. Foi construído em 1992 em estilo normando.
2 – Lago Negro
Rua Vinte e Cinco de Julho, 439 – Casa Grande – Gramado
O Lago Negro é um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado, está localizado no bairro Planalto. Fica aberto diariamente durante 24h, já os pedalinhos funciona diariamente, das 8h30 às 18h. O local possui entrada gratuita e uma ótima infraestrutura, com quiosques, cafés e restaurantes e calçamento no entorno do lago, possibilitando a prática de atividades esportivas, caminhadas, até mesmo um piquenique ou apenas descansar.
3 – Igreja Matriz de Gramado (Paróquia São Pedro)
Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro – Gramado
Bem no coração da cidade de Gramado está a Igreja Matriz São Pedro. A construção inspirada no estilo arquitetônico romano chama a atenção por sua beleza e hoje é um dos pontos turísticos mais fotografados. Em 1943, começou a construção da igreja que vemos hoje, formada por 78 mil pedras basálticas e imensos vitrais sacros. O sino feito de bronze, aço e estanho pesa 1.000 quilos. A igreja tem uma altura de 860 metros, sendo que a torre tem 46 metros. A Igreja Matriz levou 8 anos para ser concluída. A inauguração ocorreu no dia 29 de junho de 1942. A praça em frente à igreja é muito bonita.
4 – Caminhar pela Avenida Borges de Medeiros
Centro de Gramado
A Avenida Borges de Medeiros é a via que corta o centro da cidade de Gramado, onde estão localizados as principais lojas, cafés, restaurantes e grandes pontos turísticos, tais como o Palácio dos Festivais, Rua Torta, Lago Joaquina Rita Bier, Praça das Etnias, Rua Coberta, Fonte do Amor Eterno e tantos outros lugares. Por isso, essa avenida se torna um ponto turístico à parte. Para estacionar na avenida é bem difícil, por isso é recomendável que você estacione em algum outro lugar e aproveite a avenida caminhando e desfrutando de tudo o que ela tem a oferecer.
5 – Tirar foto na Rua Torta
Rua Emílio Sorgetz, 118 – Planalto – Gramado
Outro ponto turístico da cidade de Gramado é a rua Emilio Sorgetz, conhecida como a Rua Torta, ponto muito visitado e fotografado pelos turistas. A rua Torta em Gramado é cheia de lindas flores e árvores que a tornam ainda mais bela. Está localizada de fronte a praça das Etnias bem no centro da cidade, por isso ela é um ponto turístico muito visitado, recomendamos que vá bem cedinho para fazer suas fotos.
6 – Lago Joaquina Rita Bier
Av. Borges de Medeiros, 1690 – Planalto – Gramado
O Lago Joaquina Rita Bier é um lugar tranquilo e um espaço muito lindo para fazer uma pausa e descansar um pouco, e pode facilmente se encaixar em seu roteiro por Gramado, pois é fácil de chegar e próximo a outras atrações. É possível acessar o lago pela Rua Leopoldo Rosenfeld, 919, como também pela Av. Borges de Medeiros, 1690. O Lago Joaquina Rita Bier se tornou referência porque é como um pequeno parque, ou uma grande praça, com suas araucárias e bancos à disposição em qualquer horário do dia ou da noite.
7 – Visitar as lojas de Chocolate
Gramado é considerada a capital Nacional de chocolate artesanal, onde estão os melhores chocolates artesanais do Brasil. A cidade é até reconhecida como o primeiro lugar do país em que se desenvolveu o modo caseiro de fabricar chocolates. Então você não pode deixar de conhecer as variedades de chocolates artesanais visitando as principais lojas de chocolate em Gramado. Algumas que você não pode deixar de visitar:
- Caracol Chocolates
- Lugano
- Chocolates Prawer
- Florybal
8 – Prime Gourmet Gramado e Canela
O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que oferece as melhores opções de restaurantes, hotéis e passeios na cidade com ótimos descontos. Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você consegue economizar bastante em sua viagem. É uma excelente opção para quem está viajando em casal. O Prime Gourmet tem validade de um ano e está disponível em várias regiões do Brasil. Para saber mais acesse o perfil deles no Instagram: @primegourmetclub
Confira também:
O que fazer em Canela
O que fazer em Porto Alegre
O que fazer em Florianópolis
O que fazer em Curitiba