Saiba porque o Museu do Ipiranga está fechado

Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga – São Paulo
Próximo ao Museu de Zoologia da USP

Provavelmente você já deve ter ouvido falar ou já viu alguma foto do Museu Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga), mas talvez nunca o viu de portas abertas, se você foi visitá-lo depois do dia 03 de agosto de 2013.

Vamos contar um pouco da história dele para entender o porquê do fechamento em 2013 e quando será aberto novamente.

O Edifício foi construído entre 1885 e 1890, para comemorar a Independência do Brasil. Apesar de lembrar um palácio, nunca foi moradia para ninguém. Dom Pedro I proclamou a Independência 63 anos antes de sua construção, em 1822, portanto ele nunca o viu. Somente em 1895 ele passa a abrigar o Museu Paulista.

Depois de quase 125 anos desde sua construção, o Museu Paulista precisou ser fechado ao público para restauro. Por ser uma edificação antiga e conter um acervo muito importante ela exige uma atenção especial.

A reabertura do Museu está prevista pra 2022 para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.

Mas você ainda pode aproveitar os lindos jardins e também o Parque da Independência pra fazer caminhada, andar de skate, patins, bicicleta, fazer picnic, relaxar, visitar o Monumento à Independência, a Casa do Grito (Terça a Domingo das 9h às 17h FREE), o Museu de Zoologia e claro, tirar umas fotos!

Confira também:

Museus c/ entrada gratuita em SP
Museus pouco conhecidos em SP
10 Casas/Museu em SP

Confira essas dicas também