Lugares pra conhecer na Praça do Marco Zero no Recife Antigo

Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE

A Praça Rio Branco mais conhecida como Praça do Marco Zero em Recife, foi o ponto de origem da capital Pernambucana, foi instalado dia 31 de Janeiro de 1938, feito pelo artista plástico pernambucano Cícero Dias, no chão é possível ver a Rosa dos Ventos e sua frase “Eu vi o mundo… Ele começava no Recife”.

O Marco Zero é um dos principais cartões postais da cidade de Recife, foi palco da famosa paródia do Whindersson Nunes “Qual a Senha do Wi-Fi?” e também um dos principais palcos do famoso Carnaval de Recife.

Em volta da praça você também encontra vários lugares que vale a pena conhecer, segue abaixo alguns deles:

Parque das Esculturas Francisco Brennand

O Parque das Esculturas foi inaugurado em 2000, onde está exposto um conjunto de peças de cerâmica produzidas por Francisco Brennand, em destaque a Coluna de Cristal que possui 32 metros de altura.

É apenas uma amostra do que o visitante pode encontrar na Oficina Brennand. Para ir até o parque tem 2 opções; ir de barquinho, disponíveis nas escadas do píer do Marco Zero, custa R$ 5,00 (ida e volta) das 7h às 17h ou se preferir, também da pra ir de carro, mas leva mais tempo e tem que dar uma volta bem grade para chegar.

Nossa dica é: vá no final da tarde pra ver o pôr-do-sol de lá, é uma vista incrível, vale a pena. Não deixe de conhecer também a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand.

Centro de Artesanato de Pernambuco
Todos os dias das 10h às 20h

Inaugurado em 2012, o Centro de Artesanato de Pernambuco tem como foco a arte popular e o artesanato tradicional. Ele fica no antigo Armazém 11, além de poder adquirir várias peças de grandes artesãos e artistas reconhecidos de todo o estado, há galeria para exposição, auditório e espaço gastronômico com uma vista para o rio Capibaribe.

Caixa Cultural Recife
Terça a Sábado das 10h às 20h | Domingo das 10h às 17h

Inaugurado em 2012, a Caixa Cultural abriga várias exposições de artes, assim como oficinas e teatro. Em Recife, o seu prédio tem uma história muito importante para a cidade, foi projetado no século XX para ser sede do Bank of London & South America Limited, em 1967 foi adquirido pela Bolsa de Valores e já em 2006 foi adquirido pela Caixa Econômica Federal para ser a sede da CAIXA Cultural Recife.

Armazém do Porto

Recém restaurado, o Armazém do Porto conta com várias opções de bares e restaurantes, com vista para o Rio Capibaribe, são bem movimentados durante a noite. Vamos dar a dica de três deles que você não pode deixar de ir e provar algumas comidinhas com sabor do nordeste.

Confira essas dicas também