Praça da Matriz no Centro de Itu

Praça Padre Miguel, 105 – Centro – Itu (SP)

A Praça da Matriz é o principal ponto turístico da cidade de Itu, onde fica os famosos exageros da cidade, um orelhão gigante com aproximadamente 10 metros de altura e também o semáforo gigante.

Está localizada em frente a Igreja Nossa Senhora da Candelária, conhecido como Igreja Matriz, foi construída em 1780, possui os estilos Barroco e Rococó em sua construção. Foi o primeiro bem tombado na cidade de Itu em 1938.

O famoso orelhão gigante foi instalado na Praça da Matriz em 1973 pela Telesp, já passou por algumas reformas, sendo a mais recente em 2014 feita pela Vivo onde ganhou sua forma e cor atual.

Além dos orelhão e do semáforo a praça também possui um lindo coreto e muitas casas centenárias ao redor que hoje abrigam comércios e restaurantes, onde você pode comprar lembrancinhas “gigantes” e também provar o famoso picolé ituano, um picolé enorme e muito gostoso, vale a pena provar.

A grande fama da cidade de Itu em ser conhecida como “cidade dos exageros” se deu por causa do humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício (personagem da Praça é Nossa) que sempre quando era perguntado sobre alguma coisa ele sempre dizia que em Itu tudo era bem maior.

Não deixe de conhecer também em Itu o Museu Republicano, Museu da Energia e o Parque Geológico do Varvito.

Confira essas dicas também