Parque Taquaral em Campinas

Av. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral – Campinas

Passeio de Pedalinho:
R$ 5,00 por pessoa
Venda de ingresso das 9h às 16:30h

Passeio de Bondinho:
R$ 5,00 por pessoa
Criança até 5 anos não paga
Venda de ingresso das 9h às 16:30h

Visita à Caravela Anunciação:
Sábado, Domingo e Feriado: 9h às 17h
FREE

O Parque Portugal, ou Parque Taquaral como é mais conhecido, é um dos espaços de lazer mais importantes na cidade de Campinas, inaugurado em 1972. Dentro do Parque fica a Lagoa do Taquaral (Lagoa Isaura Telles Alves de Lima) onde acontecem os passeios de Pedalinho e às margens da lagoa fica a famosa Caravela com 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura, 6 velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro.

Acreditou-se por muitos anos que essa Caravela era uma réplica exata da embarcação de Pedro Álvares Cabral quando descobriu o Brasil, mas após estudos aprofundados no assunto, identificaram que não era uma réplica exata, para ser uma réplica exata seria necessário alguns ajustes incluindo a cor que teria que ser preta.

Mas mesmo assim a Caravela não perdeu sua importância para Campinas e continua sendo um dos principais cartões postais da cidade. Passou por restauros recentemente e foi reaberta ao público, depois de alguns anos abandonada. Hoje é possível visitá-la por dentro e subir no topo dela, a vista do Parque lá de cima é incrível, vale a pena conhecer.

E ainda tem o Passeio de Bondinho que acontece em volta da Lagoa, uma ótima opção pra quem quer conhecer o Parque sem precisar andar muito.

Lugar ideal também pra quem gosta de fazer caminhada ou corrida, tendo opção de correr tanto dentro do Parque como em volta dele pelo lado de fora. Em volta do parque possui vários quiosques que vendem bebidas e alimentos para todos os gostos.

Além das opções de Lazer, o Parque Taquaral também oferece opções culturais no Auditório Beethoven conhecido popularmente como Concha Acústica do Taquaral, devido ao seu formato. O espaço tem capacidade para aproximadamente 2.000 pessoas, oferece espetáculos musicais, de dança e teatro.

Não deixe de conhecer também em Campinas a Praça Ulysses Guimarães (Pedreira do Chapadão) e a Torre do Castelo com uma vista incrível em 360º da cidade.

Confira também:

Lugares pra fazer bate e volta saindo de SP
10 passeios gratuitos em SP
Lugares pra conhecer no feriado em SP

Confira essas dicas também