Palácio Cruz e Sousa / Museu Histórico de Santa Catarina

Praça XV de Novembro, 227 – Centro – Florianópolis

Terça a Sexta: 10h às 18h
Sábado | Domingo | Feriado: 10h às 16h

Domingo: FREE
R$ 5,00 | R$ 2,00 (meia)

Até 5 anos e +65 anos: FREE

A exata data da construção é desconhecida, mas há registros do prédio no ano de 1785. A casa do governo nem sempre manteve a mesma arquitetura. Na construção, os detalhes portugueses e açorianos eram visíveis e a cor do prédio era branca, o que denotava a simplicidade do colonialismo. Em 1785, o prédio era dividido em três seções e dois pavimentos.

No século XIX, a casa ganha um olhar moderno e perde a simplicidade de casarão. Ampliada em 1977, é acrescentada a arte do neoclassicismo. Em 1979, o edifício foi rebatizado de Palácio Cruz e Sousa, uma homenagem ao poeta catarinense de mesmo nome. Cinco anos mais tarde, o Palácio é tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina e passa por nova restauração.

Em 1986, o local é reaberto e se torna o Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa. Não deixe de visitar esse lugar incrível e conhecer um pouco mais da história de Florianópolis e de Santa Catarina.

Não deixe de conferir também nosso post sobre o Centro Histórico de Floripa, com dicas de mais alguns lugares que você precisa conhecer por lá.

Confira essas dicas também