O que fazer em São João del Rei em um dia

O Centro histórico de São João del Rei é um verdadeiro museu a céu aberto, além das lindíssimas igrejas, que são um dos principais pontos turísticos da cidade, ela também tem casas com estilo colonial, ruas de pedra, pontes e construções que preservam toda sua história.

Confira nosso roteiro pra você conhecer um pouco dessa cidade encantadora em apenas um dia.

Clique aqui e confira nosso post completo sobre as 5 igrejas

Centro Cultural UFSJ
Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 – Largo do Carmo

Segunda a Domingo: 8h às 20h
FREE

Em 1995, a UFSJ adquiriu o casarão colonial denominado Solar da Baronesa, ele teve sua fachada e dependências internas recuperadas em sua estrutura original, para a preservação do patrimônio histórico. Hoje, o Centro Cultural, tem diversas atividades artísticas e culturais, como exposições, shows, filmes, oficinas e muita cultura.

Memorial Dom Lucas
Rua Getúlio Vargas, 52 – Centro
(em frente a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar)

Terça a Sábado: 10h às 17h | Domingo: 8h às 12h
FREE

Fica num sobrado do final do século XVIII que foi doado pela família Moreira Neves à Diocese de São João Del Rei e inaugurado em 2003.

O Memorial Dom Lucas hoje tem um acervo particular de Dom Lucas, exposições temporárias, uma biblioteca com livros que pertenceram a ele e também sobre a cidade. E no segundo andar se tem uma vista incrível da janela para 3 igrejas de São João (Igreja do Pilar, Igreja do Carmo e a Igreja do Rosário).

Solar dos Neves
Rua Getúlio Vargas, 88 – Centro

É uma construção de dois andares do século XIX onde morou o ex-presidente Tancredo de Almeida Neves, entre 1957-1985, não há visita interna, mas é muito bonita por fora e bem preservada.

Memorial de Tancredo Neves
Rua Padre José Maria Xavier, 7 – Centro

Sexta a Domingo: 09h às 17h
R$ 2,00

O Memorial Tancredo Neves foi aberto em 1990, preserva a memória do ex-presidente através de uma exposição que conta sua história desde sua infância até sua morte em 1985. Ao lado de fora do memorial você pode até tirar foto com uma estátua dele sentado no banco.

Casa Rodarte Café com Arte e Empório
Rua Dr. Balbino da Cunha, 16A – Centro

Foi um achadinho em São João del Rei, um lugar novo e muito agradável, ideal para dar uma pausa e tomar um café, ou melhor, curtir um mega café da tarde a self-service, uma ideia super legal que eles oferecem lá. E também, aproveitar e comprar uns docinhos mineiros para levar.

Prefeitura e a Ponte da Cadeia
Rua Ministro Gabriel Passos, 199 – Centro

A Ponte da Cadeia e a Antiga Casa de Câmara e Cadeia que atualmente é a Prefeitura Municipal, é com certeza, o cartão postal da cidade e parada obrigatória. Aproveita e tirem bastante foto, e claro, com a vista do que antigamente era chamado “prainha” pois as pessoas lavavam roupas, tomavam banho e curtia o rio que passava por ali.

Teatro Municipal de São João del Rei
Avenida Hermílio Alves, 170 – Centro

O Teatro Municipal de São João del Rei foi inaugurado em 1893, além das apresentações de espetáculos variados, eles também tem o projeto “Visita Espetáculo ao Teatro”, onde os turistas conduzidos por um guia, recebem explicações históricas e técnicas, percorrendo o Teatro em toda a sua extensão, da fachada aos bastidores.

A duração total da Visita é de 50 minutos. Agendamento pelo telefone (32) 8839-1674. O valor é de acordo com o número de participantes que varia com mínimo de 20 e o máximo de 50 pessoas.

Museu Ferroviário de São João del Rei
Avenida Hermílio Alves, 366 – Centro

O Museu se encontra dentro da Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Oeste-Minas, com uma construção típica do século XIX com belíssima cobertura em ferro.

O Museu tem um acervo que reúne equipamentos, peças mecânicas, painéis didáticos e fotografias que contam a história da ferrovia na região. Parada obrigatória pra quem vai conhecer essa cidade.

E também oferece o famoso Passeio de Maria Fumaça que faz o trecho São João Del Rei – Tiradentes e vice-versa.

Confira essas dicas também