Museus pouco conhecidos em São Paulo

São Paulo é uma cidade incrível, cheia de arte, cultura e surpresas! Quando você acha que conheceu tudo… ela te surpreende com uma lista de lugares que ainda precisam ser conhecidos.

Aqui vão alguns Museus que talvez você nem imaginava que existia em São Paulo.

Museu da Imigração Japonesa

O Museu da Imigração Japonesa conta a história dos primeiros imigrantes japoneses que vieram ao Brasil. O acervo do museu conta com mais de 97 mil itens históricos, entre eles:  documentos, fotos, vídeos e filmes. São 3 andares de história (7°, 8° e o 9°).

Localizado na Rua São Joaquim, 321 – Liberdade.

Museu do Perfume

O Espaço Perfume Arte + História é uma iniciativa do Grupo Boticário e da Faculdade Santa Marcelina dedicada a contar 5 mil anos da história da perfumaria nacional e internacional. Possui um acervo composto por mais de 500 peças históricas, entre objetos originais e réplicas, junto com equipamentos interativos e multimídias, que proporcionam resgate da memória olfativa e estimulam audição, visão e olfato.

Localizado na Rua Dr. Emílio Ribas, 110 – Perdizes.

Museu do Tribunal de Justiça

Construído provavelmente em 1891, o Palacete Conde de Sarzedas foi residência até 1939 e se tornou sede do Museu apenas em 2007. O museu possuí um riquíssimo acervo com muitos objetos, livros, roupas, alguns casos que chocaram o país e muita curiosidade, além da lindíssima arquitetura, tanto na parte externa como na parte interna.

Localizado na Rua Conde de Sarzedas, 100 – Sé (Próximo ao Metrô da Sé).

Museu de Zoologia

Depois de alguns anos fechado, o Museu de Zoologia da USP foi reaberto ao público recentemente.  Detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina com mais de 10 milhões de exemplares preservados, guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns hoje extintos.

Localizado na Av. Nazaré, 481 – Ipiranga (Próximo ao Parque da Independência).

Museu da Lâmpada

Um lugar que agrega conhecimento e ao mesmo tempo detentor de um acervo significativo histórico, o Museu da Lâmpada foi inaugurado dia 15 de Abril de 2012, para encantar o público e apresentar a história da invenção que é o símbolo da boa ideia.

Localizado na Av. João Pedro Cardoso, 574 – Campo Belo (Próximo ao Aeroporto de Congonhas)

Museu da Energia

Construído entre 1890 e 1894, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont. O Museu da Energia de São Paulo foi inaugurado em Junho de 2005.

Localizado na Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos (Ao lado do Sesc Bom Retiro)

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo foi instalado dia 28 de junho de 1970. Desde então passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.

Localizado na Av. Tiradentes, 676 – Luz.

Museu dos Transportes Públicos

O Museu dos Transportes Gaetano Ferolla foi inaugurado em 1985. Guarda relíquias como: o primeiro bonde a circular no Brasil em 1859 e o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Possui um acervo 7 veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.

Localizado na Av. Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé.

Museu do Óculos

Foi inaugurado em 1996. Localizado no 2º andar de um casarão da década de 1920. É apontado como o único museu de óculos da América. O acervo conta com mais de 700 peças, mas aproximadamente 300 peças estão expostas apenas, pelo espaço ser pequeno.

Localizado na Rua dos Ingleses, 108 – Bela Vista.

Confira essas dicas também