Museu Republicano de Itu

Rua Barão de Itaim, 67 – Centro Histórico – Itu

Terça a Domingo: 10h às 17h
FREE

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado em 18 de abril de 1923, data do cinquentenário da Convenção de Itu que aconteceu no próprio sobrado do edifício em 1873, como extensão do Museu Paulista “Museu do Ipiranga” em São Paulo.

O edifício onde está instalado o Museu foi construído no início do século XIX, depois de uma grande reforma em 1867 ganhou sua fachada azulejada, mas a azulejaria da parte interna só foram criadas e instaladas em 1940. O edifício foi adquirido pelo governo do Estado de São Paulo em 1922.

A Convenção Republicana de Itu reuniu políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país, que mais tarde originou a fundação do Partido Republicano Paulista e a queda da monarquia portuguesa.

Hoje o Museu Republicano é um local de grande importância histórica não apenas para a cidade de Itu, mas para todo o país. Visitá-lo é muito mais que um passeio, é uma aula sobre a formação política do país. Possui um acervo muito rico que abrange coleções de objetos, pinturas, documentações e muito mais.

Além do acervo e azulejaria que são incríveis, no fundo do museu ainda tem um jardim lindíssimo. Há uma exposição de “Coisas encontradas no Jardim”, onde há objetos de uso doméstico como louças, higiene pessoal, ossos de mamíferos e aves além de materiais de construção como tijolos e telhas, coletados no antigo quintal da casa, durante a reforma do edifício em 2007.

Algumas curiosidades:

  • A fachada é original e são poucas as reformas internas.
  • As cenas representadas nos azulejos é uma narrativa da história de Itu entrelaçada a momentos-chave da história nacional.
Confira essas dicas também