Museu de Zoologia da USP

Av. Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo
Próximo ao Parque da Independência e Museu do Ipiranga

Quarta a Domingo: 10h às 17h
Entrada até as 16:30h

FREE

O Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. Em 1890, o Conselheiro Francisco Mayrink doou ao Governo do Estado de São Paulo uma coleção de história natural, que havia sido reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870.

Hoje, o Museu de Zoologia é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global, tendo sido a primeira instituição brasileira a ser reconhecida como fiel depositária pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Ministério do Meio Ambiente).

Com mais de 10 milhões de exemplares preservados, guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns hoje extintos. Esse patrimônio é fonte de dados importantes em biologia evolutiva, paleontologia, ecologia, e biologia molecular. Por sua vez, essa informação é utilizada em estudos de monitoramento ambiental, mudanças climáticas e bioprospecção, temas de grande relevância no momento atual.

Confira também:

Lugares para levar as crianças em SP
Museus c/ entrada gratuita em SP
Museus pouco conhecidos em SP
10 Casas/Museu em SP

MAIS INFORMAÇÕES
Confira essas dicas também