Museu da Energia de Itu

Rua Paula Souza, 669 – Centro – Itu (SP)

Terça a Domingo: 10h às 16h
(inclusive feriados)

R$ 4,00 | 2,00 (meia)

Quarta-feira a entrada é gratuita

O Museu da Energia de Itu fica em um sobrado construído em 1847, uma das primeiras residências da cidade de Itu a receber iluminação elétrica e que sediou no início do século XX, a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Companhia Ituana Força e Luz. Em 1998 foi doado à Fundação Energia e Saneamento, sendo restaurado e inaugurado no ano seguinte.

O Museu é bem rústico, mas traz a história e a evolução da energia no Brasil, seu espaço está dividido em dois andares. O primeiro andar possui uma exposição pequena e um jardim no fundo, o acesso a esse espaço é gratuito.

No segundo andar, onde é necessário a compra do ingresso, fica uma exposição com mais detalhes e que vale a pena conhecer, você se sente no passado, há algumas mobílias e objetos antigos, sendo todos eles relacionados à energia, como telefones, medidores de energia, lâmpadas, lamparinas.

Não deixe de conhecer também em Itu o incrível Museu Republicano, inaugurado em 1923, instalado no edifício do século 19 onde aconteceu a Convenção de Itu em 1873.

Confira essas dicas também