Museu da Água em Indaiatuba

Rua do Museu, 205 – Tombadouros – Indaiatuba (SP)

Terça a Domingo e Feriados: 09h às 16h
FREE

Estacionamento gratuito
Visita em grupo deve ser agendada: (19) 3834-9433

O Museu da Água fica na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, localizado em um marco histórico da cidade, a Represa de Captação do Cupini, a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937.

O Museu foi inaugurado em 2016, por meio do investimento da Prefeitura de Indaiatuba e do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), tendo como proposta ser uma referência em educação ambiental, voltada à gestão de recursos hídricos.

O local é uma excelente opção de passeio para todas as idades, totalmente gratuito, mostra em seus espaços, por meio da interação da ciência, tecnologia e acervo, um pouco da história da água, sua importância e conscientização.

A Sala de Exposição, tem o título de “Caixa D´Água”, é com certeza a sala mais legal do museu, possuem atrações temporárias digitais com muitas projeções, áudios, telas e painéis que permitem a interação do público de todas as idades com a exposição.

Na Sala Histórica, é possível conhecer a história do saneamento na cidade de Indaiatuba. Ela tem um acervo de peças e objetos que foram usados pelo SAAE, fotos, vídeos e testemunhos que apresentam a cidade desde seu início até os dias atuais.

A Trilha Ecológica é uma ótima opção para conscientização ambiental também, um dos fatores principais que levaram a criação do Museu, o passeio pela trilha pavimentada ao lado do museu, é bem curta e localizada em uma das poucas florestas com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado do Estado de São Paulo e Indaiatuba.

Ela também dá acesso a uma bica com água transparente, sendo uma experiência boa para conhecer um pouco da fauna e flora existente neste pequeno bioma. E para complementar a visita, no final da Trilha está localizada uma área com diversos painéis, com informações sobre a hidrografia da região.

Aproveita para conhecer também a cidade de Salto que fica a 20 minutos do Museu e também a cidade de Itu que fica a aproximadamente 30 minutos de lá.

Confira essas dicas também