Memorial Ucraniano de Curitiba

Rua Dr. Mbá de Ferrante, s/nº – São João – Curitiba
Parque Tingui

Terça a Domingo: 10h às 18h
FREE

A loja de artesanato em anexo ao Memorial Ucraniano mantém o mesmo horário.

O Memorial Ucraniano foi inaugurado em 26 de outubro de 1995, em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes ao Brasil, ele está localizado junto ao Parque Tingui.

Além de ser frequentado para apreciar a beleza e caminhar pelo parque, o Memorial possui uma réplica da Igreja Ucraniana de São Miguel, construída no final do Século XIX no município de Mallet no Paraná, em seu interior tem textos e objetos que contam sobre a história dos imigrantes Ucranianos e sua cultura.

Ao lado direito da réplica tem uma casa típica dos imigrantes onde está instalada uma loja de souveniers, onde você encontra vários produtos e doces simbolizando a cultura ucraniana. O mais procurado são as pêssankas (ovos pintados a mão, onde cada cor e cada figura tem sua representação e seu significado).

Ao lado esquerdo tem um palco onde tem manifestações folclóricas e festas típicas nos meses de Agosto, Outubro e Novembro.

No fundo, atrás da réplica da Igreja, fica um pêssankas gigante feito pelo artista Jorge Seratiuk, não deixe de ir lá conhecer e tirar umas fotos.

Confira as dicas de outros lugares que você precisa conhecer em Curitiba, essa cidade fantástica e também nosso post sobre 5 lugares em Curitiba que vai fazer você se sentir em outro país.

Confira essas dicas também