Memorial da Resistência de São Paulo

Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia – São Paulo
Ao lado da Sala São Paulo

Quarta a Segunda: 10h às 17:30h
FREE

O Memorial da Resistência está instalado no edifício que hoje abriga, além do memorial, a Estação Pinacoteca. O edifício foi inaugurado em 1914 para ser escritório e armazém da Companhia de Ferro Sorocabana.

O espaço do Memorial da Resistência de São Paulo apresenta quatro eixos temáticos:

  1. O edifício e suas memórias: São apresentados os diferentes usos e apropriações do edifício. Construído no início do século XX para abrigar os escritórios e armazéns da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, além da estrutura e funcionamento do DEOPS/SP.
  2. Controle, repressão e resistência: O tempo político e a memória. As noções e as estratégias de controle, repressão e resistência que configuram a abordagem deste espaço, apresentadas a partir de estrutura conceitual em painel interativo, desenvolvidas em uma linha do tempo (da Proclamação da República, em 1889, ao ano de 2008) e referenciadas por um conjunto de publicações.
  3. A construção da memória: O cotidiano nas celas do DEOPS/SP. Este eixo trata exclusivamente do período do regime militar (1964 a 1983), a partir de diversos recursos expográficos como uma maquete tridimensional que permite ao visitante compare o espaço prisional dos anos de 1969 a 1971 com o momento atual. A 1ª cela mostra os trabalhos do processo de implantação do Memorial da Resistência; a 2ª presta uma homenagem aos milhares de presos desaparecidos e mortos em decorrência de ações do DEOPS/SP; na 3ª cela foi reconstituída a partir das lembranças de ex-presos políticos e a 4ª cela oferece uma leitura da solidariedade entre os que estiveram encarcerados naquele local. Finalmente, um diorama permite ao visitante compreender como as manifestações públicas de resistência, naquele período, ecoavam nas celas.
  4. Da carceragem ao Centro de Referência: Oferece possibilidades de aprofundamento temático, por meio da consulta a bancos de dados referenciais. Neste espaço também são apresentados objetos e documentos provenientes de dossiês e prontuários produzidos pelo DEOPS/SP, sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo, além de iconografia sobre os diferentes espaços do edifício.

Aproveite para conhecer também a Sala São PauloMuseu da EnergiaJardim da Luz, Pinacoteca e o Museu de Arte Sacratodos eles ficam bem próximos do Museu.

Confira também:

Lugares pra conhecer no Bom Retiro/Luz
10 passeios gratuitos em SP
10 Casas/Museus em SP
Museus com entrada gratuita em SP

Confira essas dicas também