Lugares que oferecem visitas guiadas em São Paulo

Gostamos muito de visitar novos lugares e conhecer toda sua história, quem viveu lá, quando foi construído, como já foi ocupado, suas antigas funções e diversas curiosidades daquele lugar, passamos a ver o lugar com outros olhos e também faz o passeio ficar muito mais legal.

Por isso fizemos uma lista com alguns lugares que oferecem visitas guiadas em São Paulo. Tem opções pra todos os gostos e a maioria deles são de graça, só basta agendar e ir conhecer.

1 – Edifício Matarazzo (Sede da Prefeitura)

O Edifício Matarazzo, atual Sede da Prefeitura de São Paulo, realiza visitas monitoradas com duração de aproximadamente 1 hora, o guia conta a história da Família Matarazzo, algumas curiosidades sobre o edifício e faz visita ao terraço do edifício, onde fica um jardim lindo, lago e uma vista incrível de vários pontos turísticos da cidade.

Agendamento prévio pelo email: visitaedificiomatarazzo@spturis.com

2 – Sala São Paulo

A Sala São Paulo, antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana e umas das melhores salas de concerto do mundo. Realiza as visitas, com guias que contam sobre a importância do edifício, o contexto da época em que foi planejado e construído, várias curiosidade durante a visita a sala de concerto, se tiver com sorte pode ver o teto e o chão se mover. E o mais legal é que alguns domingos acontecem Concertos Matinais Gratuitos.

Agendamento por e-mail visita@osesp.art.br ou pelo telefone (11) 3367-9573.

3 – Casa de Vidro

A Casa de Vidro foi a residência do casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos e hoje é aberta a visitação com duração de até 1:30h, durante o tour pela casa eles contam várias curiosidades do casal e da casa.

Agendamento prévio pelo e-mail: educativo@institutobardi.com.br

4 – Palácio dos Bandeirantes

Todas as visitas são acompanhadas por educadores do palácio, que realiza o tour pelo palácio contando sobre sua história e arte por meio das obras do acervo. No dia da visita, é realizado um cadastro do visitante, sendo importante chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência e portar o documento de identidade (RG) ou o passaporte (no caso de estrangeiros), sem o qual não será permitida a entrada.

Não há necessidade de agendamento.

5 – Cripta da Catedral da Sé

Debaixo do altar principal da Catedral da Sé, encontra-se a Cripta desde 1919, abriga os restos mortais de bispos, arcebispos e importantes personalidades da história do país. Ela é aberta à visitação, os ingresso são adquiridos na Secretaria. As visitas são monitoradas por guias que contam sobre a história da Cripta, seus símbolos, curiosidades e muito mais.

Ingressos na secretaria. R$ 5,00

6 – Caixa Cultural

A Caixa Cultural de São Paulo fica ao lado da Praça da Sé, possui além de exposições um Museu que fica no 6º andar do edifício e para fazer a visita é necessário solicitar um guia na recepção para acompanhar durante a visita. O acervo do Museu é riquíssimo, e ainda possui uma vista fantástica da praça da Sé.

Solicitar um guia na recepção. Não há necessidade de agendamento.

Confira essas dicas também