Lugares pra conhecer no bairro da Luz e no Bom Retiro

Confira alguns lugares pra conhecer no bairro da Luz e no Bom Retiro em São Paulo, ao todo são 12 lugares, dentre eles Museus, Centro Culturais, Jardins, Estações e muito mais.

O roteiro pode ser iniciado no metrô da Luz e finalizado no metrô Tiradentes ou ao contrário. Nesse passeio você vai ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura inserida nesses dois bairros de São Paulo e se sobrar um tempinho da pra dar uma passadinha na Rua José Paulino pra comprar umas roupas ou comprar equipamentos eletrônicos na Santa Ifigênia.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca é um dos museus de arte mais antigos da cidade de São Paulo, instalado no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, e hoje abriga diversas exposições.

Parque Jardim da Luz

O Jardim da Luz é um dos mais antigos e importantes parques de São Paulo, desde meados de 1800 coleciona histórias incríveis, como a de 1883, onde pela primeira vez os paulistanos puderam ver a luz elétrica. Já teve seus altos e baixos, quase foi esquecido e abandonado, mas passou por algumas reformas de melhoramento, hoje oferece, além dos lindos jardins e lagos, diversas atividades.

Estação da Luz / Museu da Língua Portuguesa

A Estação da Luz é um marco da cidade desde 1901 e também um dos principais cartões postais de São Paulo. Há mais de uma década funciona como Metrô e CPTM na cidade, mas ainda atrai turistas de toda parte devido a sua belíssima arquitetura com estruturas inglesas. Infelizmente em 2015 aconteceu um incêndio no Museu da Língua Portuguesa e por isso ele está fechado para visitação, mas a boa notícia é que as reformas já foram iniciadas e estará aberto para visitas novamente em breve.

Memorial da Resistência / Estação Pinacoteca

Ambos estão instalados no mesmo edifício, o Memorial da Resistência fica no 1º andar onde tem exposições relacionadas a ditadura e antigas celas, a Estação Pinacoteca é uma extensão da Pinacoteca, onde possui diversas exposições artísticas e culturais.

Sala São Paulo / Estação Júlio Prestes

Você sabia que uma das melhores salas de concerto do mundo está localizado na cidade de São Paulo, na antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana, a Sala São Paulo, que hoje é sede da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Além de realizarem diversos concertos, há também visitas guiadas que contam sua história e sua importância para cidade, além de várias curiosidade incríveis.

Museu da Energia

O Museu da Energia de São Paulo foi inaugurado em 2005, no palacete onde Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont, viveu por muitos anos. Além da incrível arquitetura do antigo edifício, o museu possui exposições e salas interativas relacionadas a história da expansão da cidade de São Paulo envolvendo o tema da energia e seu futuro.

Museu da Saúde Pública (Emílio Ribas)

O Museu da Saúde Pública foi inaugurado em 1979, no edifício construído em 1893, que abrigou o antigo Desinfectório Central. Depois de alguns anos fechado, o museu foi reaberto em 2015, sendo administrado pelo Instituto Butantã, o local hoje possui uma área de exposição com temas relacionados à história da saúde, grandes epidemias e acervos com vestimentas, acessórios e até automóveis utilizados na época do desinfectório.

Memorial da Imigração Judaica

O Memorial da Imigração Judaica, tem como intuito preservar a memória judaica e apresentar ao público a história da imigração do povo judeu ao Brasil. Foi inaugurado em 2016, possuindo um rico acervo com objetos usados na comunidade, fotografias, livros, documentos, que recriam o passado da imigração judaica que foram reunidos através de anos de trabalho, pesquisa e doações.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade foi inaugurada em 1986, sendo a primeira oficina cultural de São Paulo, mas com o nome de Oficinas Culturais Três Rios, seu nome só foi rebatizado em 1990, ano do centenário de nascimento do escritor modernista, Oswald de Andrade, um dos mais importantes representantes da literatura brasileira. Oferece cursos, palestras, oficinas em diversas áreas, além de exposições, espetáculos temporários e um café.

Centro Cultural Hallyu

O Centro Cultural Hallyu foi inaugurado em 2016 no Bom Retiro, com o intuito de promover e divulgar a cultura coreana aos brasileiros, o espaço promove o intercâmbio entre as duas culturas através de exposições de arte, eventos e palestras envolvendo diversos tipos de manifestações artísticas e troca de informações entre os países.

Arquivo Histórico Municipal

O Edifício foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo para abrigar a Escola Politécnica de São Paulo, mas desde 1998 o local abriga a sede do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. Possui um enorme acervo com documentos, mapas e projetos arquitetônicos de São Paulo, também oferecem arquivos do acervo para consulta pública e visitas monitoradas que contam sua história e suas funções nos dias de hoje.

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. Está localizado na ala esquerda do Mosteiro da Luz, fundado em 1774, além de ter um lindo jardim interno.

Confira essas dicas também