Lugares pra conhecer em Itu “Cidade dos Exageros”

Itu é uma cidade localizada no interior de São Paulo, a aproximadamente 100km da capital, conhecida como “Cidade dos Exageros. Já foi chamada de Ytu Iguaçu, no guarani, é uma das cidades do interior Paulista que tem muita história em relação a República do Brasil. Sua fama dos exageros veio por causa do humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício (personagem da Praça é Nossa), que sempre dizia que as coisas em Itu eram bem maiores.

Confira abaixo uma lista com 5 lugares em Itu que você não pode deixar de conhecer em apenas um dia.

1 – Praça da Independência (Praça do Carmo)

A Praça da Independência mais conhecida como Praça do Carmo, por estar ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde acontece feira de artesanato aos finais de semana, possui uma fonte que serve também como palco de alguns shows e eventos e também tem um parquinho para crianças e várias opções de restaurantes ao redor.

2 – Museu Republicano

O Museu Republicano é um dos pontos turísticos de Itu que você não pode deixar de conhecer, ele carrega histórias importantíssimas não apenas da cidade ou do estado, mas de todo o Brasil. Está localizado entre as duas praças principais da cidade, num sobrado onde aconteceu em 1973 a Convenção de Itu, que mais tarde daria o fim a monarquia e o início do Partido Republicano no Brasil. O Museu possui um acervo com vários objetos que pertenceram a famílias paulistas do século 19, além da arquitetura incrível possui um jardim ao fundo encantador.

MAIS INFORMAÇÕES

3 – Museu da Energia

O Museu da Energia está localizado na Rua Paula Souza, onde é possível encontrar diversos antiquários da cidade. Situado num sobrado construído no século 19, uma das primeiras residências de Itu a receber iluminação elétrica e desde 1999 é sede do Museu, que possui diversos objetos expostos relacionados a energia.

MAIS INFORMAÇÕES

4 – Praça da Matriz (Praça Padre Miguel)

A Praça Matriz é a principal atração turística da cidade, parada obrigatória pra quem vai pra Itu, nela fica o famoso Orelhão e o Semáforo gigante, localizados em frente a Igreja Matriz “Nossa Senhora da Candelária”, que foi o primeiro bem tombado em Itu. Ao redor da praça tem muitas casas centenárias que hoje abrigam comércios e restaurantes. Vale a pena conhecer as lojinhas ao redor que vendem lembrancinhas gigantes, aproveite também para experimentar, o picolé ituano, um picolé enorme bem gostoso, que é vendido nos carrinhos e nas lojas ao redor.

MAIS INFORMAÇÕES

5 – Praça dos Exageros

A Praça dos Exageros na cidade de Itu, interior de São Paulo, foi inaugurada em 2012, por causa da fama que a cidade de Itu possui de “Cidade dos Exageros”, o parque temático possui vários objetos gigantes.

MAIS INFORMAÇÕES

6 – Parque Geológico do Varvito

O Parque Geológico do Varvito é um pouco mais afastado do centro da cidade, mas possui muitas histórias importantes para Itu. Ele foi inaugurado em 1995, numa antiga pedreira que por muito tempo teve a extração do Varvito, mas hoje é um parque aberto para visitação com muitas histórias e curiosidades geológicas.

MAIS INFORMAÇÕES

7 – Fazenda do Chocolate

A Fazenda da Serra, mais conhecida como “Fazenda do Chocolate”, está localizada na cidade de Itu, interior de São Paulo, aproximadamente 10km do centro da cidade e a 100km de São Paulo. É um lugar incrível para passar o dia com a família e vivenciar a vida na fazenda com comida caseira e vários animais.

MAIS INFORMAÇÕES

Se tiver um tempinho sobrando aproveite para conhecer também a cidade de  Salto que fica a apenas 15 minutos de Itu.

Memorial do Rio Tietê
Mirante da Ponte Estaiada

Confira essas dicas também