Lugares pra conhecer em Brasília

Confira abaixo algumas dicas de lugares pra conhecer em Brasília. Você pode fazer esse passeio pelos principais pontos turísticos de Brasília em apenas um dia, pois todos eles ficam bem próximos um do outro, da até pra ir a pé de um para o outro se estiver com disposição e tempo para caminhar.

MUSEU NACIONAL HONESTINO GUIMARÃES
Setor Cultural Sul, Lote 02 – Esplanada dos Ministérios

Terça a Domingo: 9h às 18:30h
FREE

O Museu Nacional Honestino Guimarães em Brasília, conhecido apenas como Museu Nacional foi inaugurado em dezembro de 2006. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, possui  três andares que são utilizados para exposições, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes.

Um fato interessante é que a data de inauguração do Museu é a mesma data em que se comemorava o 99º aniversário de Oscar Niemeyer, com isso o Museu foi estreado com a exposição Niemeyer por Niemeyer na qual eram expostas fotografias e desenhos das principais obras do arquiteto em seus mais de 70 anos de carreira.

CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA
Esplanada dos Ministérios, lote 12

Segunda das 08h às 17h
Terça e Sexta das 10:30h às 17h
Quarta, Quinta, Sábado e Domingo das 08h às 17h

FREE

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, está localizada na Esplanada dos Ministérios, foi inaugurada em 1970, sendo o primeiro monumento a ser criado em Brasília.

Como muitos outros monumentos de Brasília, a Catedral Metropolitana também foi projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, que conta com vários simbolismos interessantes em sua arquitetura.

TORRE DE TV DE BRASÍLIA
Eixo Monumental, s/n – Jardim Burle Marx – Brasília – DF

Terça a Domingo: 9h às 19h
FREE

A Torre de TV de Brasília, está localizada no centro da cidade, de frente para a Esplanada dos Ministérios, proporcionando uma vista panorâmica incrível dos principais ícones da cidade de Brasília. Foi inaugurada em 1967 para receber as antenas de emissoras de rádio e televisão, hoje ela é aberta para visitação como mirante. A torre possui 230 metros de altura, mas o mirante onde acontece a visita fica a 75 metros de altura.

CONGRESSO NACIONAL DO BRASIL
Palácio do Congresso Nacional – Praça dos 3 Poderes

Segunda | Quinta | Sexta | Fim de Semana e Feriado: 9h às 17:30h
(com saídas de grupos a cada 30 minutos)
FREE

A visita institucional ao Palácio do Congresso Nacional em Brasília, percorre os Plenários das duas Casas, os Salões Verde e Azul, além do Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Aos finais de semana e feriados, o atendimento é feito por ordem de chegada e, portanto, não há agendamento. Durante o mês de janeiro, por conta do recesso parlamentar, não há agendamento das visitas, que ocorrem por ordem de chegada.

Na quinta-feira, somente grupos agendados até às 17h do dia anterior podem participar. Visitas com acompanhamento de monitores que falem inglês, francês, espanhol e Libras também devem ser marcadas.

A visita poderá ser cancelada por motivos de força maior e/ou questões de segurança. Nesses casos tentaremos avisar o responsável pelo agendamento com a maior antecedência possível, no entanto, devido a ocorrências de última hora, o cancelamento poderá ocorrer sem aviso prévio.

Confira essas dicas também