Lugares pra comer comida típica nordestina em Recife

RESTAURANTE PARRAXAXÁ

Av. Fernando Simões Barbosa, 1200 – Boa Viagem – Recife (PE)
Rua Igarassu, 40 – Casa Forte – Recife (PE)

Todos os dias das 11:30h às 23h

O Restaurante Parraxaxá possui duas casas em Recife, um no bairro Casa Forte, que foi o primeiro a ser aberto, em 1998, outro no bairro de Boa Viagem, aberto em 2000, os dois já mudaram de seu local de origem para um espaço maior, mas no mesmo bairro.

O Parraxaxá oferece uma enorme variedade de pratos típicos nordestinos, pratos quentes, bolos, doces e sucos de frutas típicas. O lugar ideal pra quem quer experimentar a culinária regional, a casa oferece mais de 100 pratos, entre eles tem o sarapatel, carne de sol, charque, bolo de rolo, cartola e muito mais.

E tudo isso pode ser consumido no buffet por quilo (inclusive doces típicos) ou a la carte e aos Sábados a noite tem um forró de raiz ao vivo, que encanta ainda mais, sem falar da incrível decoração nordestina do restaurante e seus funcionários vestidos de cangaceiros.

Você não pode deixar de pedir a famosa Cartola, uma sobremesa típica pernambucana feita de banana, queijo manteiga, açúcar e canela em pó.

CAFÉ SÃO BRAZ

Armazém do Porto (ao lado do Marco Zero)
Rua da Alfandega, 35 – LJ P109 – Recife (PE)

Segunda a Sábado das 08h às 18h

O Café São Braz é uma tradicional cafeteria fundada em 1951, possui várias lojas em Recife e também no Nordeste. Se estiver ali pelo Marco Zero vale a pena dar uma paradinha para provar as iguarias com sabor brasileiro do nosso Nordeste, além do famoso café, o cardápio é bem variado e oferece várias coisinhas gostosas para acompanhar o café, como Cuscuz com Carne de Sol e Queijo Coalho e a deliciosa Tapioca com Queijo Coalho e Mel de Engenho.

RESTAURANTE TIO PEPE

Rua Almirante Tamandaré, 170 – Boa Viagem – Recife (PE)

Terça a Sábado das 11:30h às 23:30h
Domingo das 11:30h às 16h

O Restaurante Tio Pepe tem um ambiente encantador, com quadros expostos no teto, panelas transformadas em luminárias, bonecos coloridos e muitos objetos que retratam a cultura pernambucana, é impossível não querer tirar foto de cada cantinho.

Seu cardápio também é encantador e super divertido, com várias opções de comidas regionais com um toque contemporâneo, os pratos são preparados na hora e na brasa. E como diz no cardápio, a comida vem com muita fartura.

GALO PADEIRO

Rua Capitão Lima, 82 – Santo Amaro – Recife (PE)

Segunda a Sexta das 07h às 19h
Sábado das 09h às 19h
Domingo das 08h às 14h

O Galo Padeiro é uma padaria artesanal, bem aconchegante. Seu cardápio possui opções deliciosas de encher a boca, ideal para um delicioso café da manhã, com variedade de pães e doces saborosos. Entre o favoritos, está o Croissant que pode ser com ou sem recheio, doce ou salgado.

Além de pães artesanais, tem sanduíches que você pode escolher o pão, tem tapiocas, panquecas, macaxeiras, saladas de frutas, café e opções de sucos naturais.

SEU BOTECO

Av. Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife – Recife (PE)

Diariamente das 11h às 23h

O Seu Boteco chegou ao Recife em 2014, é uma mistura dos botecos tradicionais e barzinhos modernos, uma vista privilegiada do rio Capibaribe e do Marco Zero. É uma excelente opção para um happy hour com os amigos.

Além do seu ambiente descontraído e alegre, seus garçons tem seus apelidos impresso nas costas da camisa ( “galego”, “fera”, “amigo”, “moço”, “campeão”). No seu cardápio tem variadas opções de cervejas, porções, pratos regionais como sarapatel, caldinho de feijão e muito mais.

CACULÉ COMEDORIA

Rua das Moças, 859 – Arruda – Recife (PE)

Terça a Sábado das 17h às 22h
Domingo das 11h às 15h | 17h às 22h

O Restaurante Caculé Comedoria fica um pouco mais longe da rota turística de Recife, mas é um lugar que vale a pena conhecer se tiver com a agenda tranquila. O local é simples, a comida é uma delícia, preço bom, parece a casa da vovó, com aquele gostinho de comida caseira.

SORVETES FRISABOR

Armazéns do Porto, Armazém 12, loja 1A – Recife Antigo – Recife (PE)

Segunda a Sábado das 10h às 22h
Domingo das 12h às 22h

Desde 1957, a tradicional sorveteria pernambucana Frisabor já foi reconhecida oito vezes como o melhor sorvete de Recife. Possui hoje mais de 40 sabores disponíveis, com base de leite ou de frutas regionais. É uma boa opção para se refrescar no calor de Recife. Alguns sabores que vale a pena provar: Cajá, Mangaba, Amor Perfeito, Doce de Leite, . E você pode encontrar em vários lugares do Recife, inclusive ao lado da Praça do Marco Zero.

Confira essas dicas também