Jardim da Luz em São Paulo

Praça da Luz, s/nº – Bom Retiro – São Paulo
Em frente a Estação da Luz e ao lado da Pinacoteca

Terça a Domingo: 9h às 18h
FREE

O Jardim da Luz é o parque público mais antigo da cidade de São Paulo, foi inaugurado em meados de 1800 como um viveiro de plantas, mas com a reforma do Jardim em 1825 a cidade ganhou seu primeiro passeio público aberto para população, onde todos poderiam passear e contemplar a natureza.

Durante anos teve seus altos e baixos, também muitas histórias importantes. Mas sua queda mais brusca, veio na década de 70 onde foi considerado perigoso devido a diversas atividades criminosas que ocorreram no Parque. Até que o Governo, na década de 90, fez um restauro e isso fez com que a população pudesse voltar a passear por uns dos mais importantes parques da cidade.

O Parque também possui área para crianças, coretos, gruta com cascata, equipamentos de ginástica, pista de cooper, lagos, chafariz, exposições permanentes de esculturas e além de tudo isso ele está localizado ao lado da Pinacoteca do Estado de São Paulo e em frente ao Museu da Língua Portuguesa.

Se tiver sorte durante seu passeio pelo Parque poderá até ver algum bicho-preguiça que fica no Parque a muitos anos. Lá também acontece a famosa feira de automóveis antigos todo primeiro Domingo do mês, vale a pena conhecer.

Curiosidades sobre o Parque da Luz:

  • O Lago no centro do parque possui o formato de Cruz de Malta, é possível ver subindo na gruta que fica perto dele.
  • Há teorias que em 1883 no Jardim da Luz os paulistanos puderam ver a luz elétrica  pela primeira vez.
  • Em 1860, eles entregaram cerca de 44 metros de suas terras a Companhia Inglesa para a construção da ferrovia da estação que conhecemos hoje como: Estação da Luz.
  • Em 1874, ganhou uma torre de cinco andares onde funcionou o primeiro observatório meteorológico de São Paulo, mas foi demolida em 1900.
  • O Jardim da Luz já teve um mini Zoológico onde era possível dar uma volta de automóvel para ver os animais.

Confira também:

Lugares pra conhecer no Bom Retiro/Luz
10 passeios gratuitos em SP
10 Casas/Museus em SP
Museus com entrada gratuita em SP

Confira essas dicas também