Dicas de lugares pra conhecer em Recife

Recife é a capital do estado de Pernambuco no nordeste do Brasil, conhecido pelas grandes festas de carnaval, pelo frevo, pela comida nordestina, por sua história incrível e também pelas lindíssimas praias da região como Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros que ficam em municípios bem próximos de Recife. O que não falta é lugares pra conhecer nessa cidade incrível, por isso separamos abaixo uma lista com algumas dicas de lugares pra conhecer em Recife.

INSTITUTO RICARDO BRENNAND
Alameda Antônio Brennand, s/nº – São João – Recife

O Instituto Ricardo Brennand em Recife, foi inaugurado em 2012 e já foi eleito por 2 anos, o Melhor Museu da América do Sul e um dos 25 melhores do mundo. O espaço é enorme, lá você vai encontrar um Castelo, Pinacoteca, Biblioteca, além de diversas obras espalhadas pelo jardim e muito mais. Clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

OFICINA CERÂMICA FRANCISCO BRENNAND
Rua Diogo de Vasconcellos, s/nº – Várzea – Recife

A Oficina Cerâmica Francisco Brennand em Recife, foi criada a partir da antiga fábrica de cerâmica herdada de seu pai, em 1971 ele tornou o local seu ateliê e um Museu a céu aberto, o acervo do museu conta com mais de 2 mil peças, entre esculturas e pinturas. Clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

PARQUE DAS ESCULTURAS FRANCISCO BRENNAND
Praça do Marco Zero – Recife Antigo

O Parque das Esculturas foi inaugurado em 2000, onde está exposto um conjunto de peças de cerâmica produzidas por Francisco Brennand, em destaque a Coluna de Cristal que possui 32 metros de altura. Para ir até o parque tem 2 opções; ir de barquinho, disponíveis nas escadas do píer do Marco Zero, custa R$ 5,00 (ida e volta) das 7h às 17h ou se preferir, também da pra ir de carro, mas leva mais tempo e tem que dar uma volta bem grade para chegar.

PRAÇA DO MARCO ZERO
Praça do Marco Zero – Recife Antigo

A Praça Rio Branco mais conhecida como Praça do Marco Zero em Recife, foi o ponto de origem da capital Pernambucana, foi instalado dia 31 de Janeiro de 1938, feito pelo artista plástico pernambucano Cícero Dias, no chão é possível ver a Rosa dos Ventos e sua frase “Eu vi o mundo… Ele começava no Recife”.

RUA DO BOM JESUS
Rua do Bom Jesus – Recife Antigo

A Rua do Bom Jesus é uma das ruas mais importantes do Recife, carregada de história, já teve vários nomes ao longo dos anos, entre esses nomes o mais famoso foi “Rua dos Judeus”. Somente em 1870 foi aprovado o nome de Rua do Bom Jesus, hoje a está revitalizada e mesmo sendo pequena possui vários edifícios antigos e coloridos, com trilhos de bonde e aos domingos tem uma feira de artesanato. Lá você vai encontrar alguns locais importantes e culturais como a Sinagoga Kahal Zur Israel e a Embaixada dos Bonecos Gigantes. Clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

PALÁCIO DO CAMPOS DAS PRINCESAS
Praça da República, s/nº – Santo Antônio – Recife

O Palácio do Campo das Princesas foi erguido no século XIX, e hoje guarda muitas lembranças de grandes momentos políticos do Brasil, além da beleza arquitetônica. Entre suas histórias, está a hospedagem do imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Em homenagem a suas filhas, veio o nome do Palácio do Campo das Princesas. Hoje é possível conhecê-lo através da visita guiada, onde temos uma verdadeira aula sobre a história de Pernambuco e também do Brasil. Clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

TEATRO DE SANTA ISABEL
Praça da República, s/nº – Santo Antônio – Recife

O Teatro de Santa Isabel foi construído no século XIX, seu nome foi dado em homenagem à Princesa Isabel. Com mais de 100 anos, o Teatro carrega muitas histórias, ele já foi quase todo destruído devido a um incêndio em Setembro de 1869, sendo reinaugurado somente em Dezembro de 1876. Já recebeu a visita de grandes nome como do imperador Dom Pedro II e Castro Alves. Seu prédio é tão importante, que também foi palco da campanha abolicionista de Joaquim Nabuco. Hoje é possível faz uma visita guiada ao Teatro, clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

ESPAÇO CULTURAL DO CAIS AO SERTÃO
Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife Antigo – Recife

O Cais do Sertão foi inaugurado em 2014, no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, prestando homenagem ao Sertão brasileiro e ao o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Fica bem próximo da Praça do Marco Zero no centro da cidade. A exposição conta sobre o estilo de vida do sertanejo, sua relevância e suas influências, acompanhada pelo Rio São Francisco, estúdios de gravação, oficinas de instrumentos musicais e a obra completa do Rei do Baião, faz todas as idades conhecerem um dos mais importantes tesouros nordestinos. Clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

PAÇO DO FREVO
Rua da Guia, s/º – Recife Antigo – Recife

O Paço do Frevo é um espaço dedicado especialmente a música e a dança do frevo, onde se encontra uma das principais tradições culturais brasileiras. Foi instalado no antigo prédio da Western Telegraph desde 2014. Hoje no espaço de três andares, tem um café, centro de documentação, escola de música e de dança, exposições com programação o ano todo, dedicado a preservar o ritmo mais famoso do carnaval pernambucano. Clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

CASA DA CULTURA LUIZ GONZAGA
Rua do Cais da Detenção, s/nº – Santo Antônio – Recife

A Casa da Cultural foi inaugurada em 1976, na antiga Casa de Detenção do Recife que foi construída em forma de cruz em meados de 1850. Hoje sua arquitetura é preservada, com apenas uma cela sendo preservada, sendo a mesma que o escritor Graciliano Ramos ficou detido. As antigas celas se tornaram Lojas de Artesanato, são dois andares cheios de lojas, sendo um dos maiores polos de artesanato do Recife. Lugar ideal pra você comprar várias lembrancinhas. Clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

5 PRAIAS PRA CONHECER PERTO DE RECIFE

Confira 5 praias que você pode conhecer fazendo um bate e volta saindo de Recife. Tem opções de praia para todos os gostos, desde aquela praia mais tranquila e deserta, perfeita para relaxar, até aquela mais agitada para quem curte surfar e também pra quem gosta de bares, passeios de lancha, mergulho e muito mais. As 5 praias são: Praia de Boa Viagem, Praia de Muro Alto, Porto de Galinhas, Praia de Maracaípe e Praia dos Carneiros. Clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

LUGARES PRA COMER COMIDA TÍPICA NORDESTINA EM RECIFE

Separamos dicas de alguns dos restaurantes que conhecemos em Recife onde você poderá provar o mehor da comida nordestina em Recife. Tem opções de café-da-manhã, almoço, jantar e até sobremesa pra fechar o dia com chave de ouro. Clique aqui e confira mais informações em nosso post completo.

Confira essas dicas também