Conheça a Praça dos Girassóis em Palmas

A Praça dos Girassóis em Palmas, capital do Estado do Tocantins, possui 571 mil metros quadrados, é considerada a maior praça urbana da América Latina e a 2ª maior do mundo. Foi inaugurada em 2000, nela se encontra diversos atrativos que contam a história do povo tocantinense, além de reunir as sedes dos três poderes públicos estaduais.

Palácio Araguaia
Visitação Gratuita – Segunda a Sexta das 08h às 18h

A sede do Poder Executivo Estadual, foi inaugurado em 1991. Hoje é possível visitar o hall do Palácio onde encontramos alguns monumentos importantes. O Painel de Lutas e o Painel das Conquistas que contam a história do Tocantins mesmo antes da sua criação. O ponto Geodésico do Brasil é outro patrimônio que fica na escadaria do Palácio, que é o ponto central entre os extremos do Brasil (norte-sul, leste-oeste). Os vitrais com temas religiosos completam a paisagem artística do interior do prédio.

Memorial Coluna Prestes
Visitação Gratuita – Segunda a Sexta das 08h às 12h e 14h às 18h

Inaugurado em 2001, em homenagem a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. O Memorial abriga um acervo com peças originais em exposição que conta a história da Coluna Prestes e seus integrantes, através de fotografias, documentos e objetos pessoais. Abriga também um teatro que hoje é a entrada principal para o Memorial.

Algo que muitos não sabem ao visitar a Praça, é que lá temos a chance de caminhar sobre o mapa do Tocantins. A obra só pode ser vista do alto, tem seu calçamento em pedra portuguesa, contornado pelos jardins. Outro ícone importante que encontramos na praça é o primeiro monumento histórico erguido em Palmas, o Cruzeiro, em 1989, tendo a cruz esculpida em pau-brasil.

A Obra Frisas, encontrada no teto da parte externa do Palácio Araguaia, é o monumento com maior número de peças entre todos os que existem na Praça e possui mais de 100 placas que contam a história do Tocantins, desde o período geológico até a realização da primeira missa de implantação de Palmas.

O Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana foi inaugurado em 2001 é composto, nesta obra, por dezenove esculturas de bronze, já que foi incluído o fotógrafo que registrou o fato, mais os dezessete militares e um civil que se rebelaram em 1922 . E a frase em frente do monumento “À Pátria, tudo se deve dar, nada se deve pedir, nem mesmo compreensão” é de Siqueira Campos, líder do levante do Forte de Copacabana, o que carrega a bandeira.

Confira essas dicas também