Conheça a Catedral Metropolitana de Brasília

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Esplanada dos Ministérios, lote 12 – Brasília – DF

Segunda das 08h às 17h
Terça e Sexta das 10:30h às 17h
Quarta, Quinta, Sábado e Domingo das 08h às 17h

FREE

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, está localizada na Esplanada dos Ministérios, foi inaugurada em 1970, sendo o primeiro monumento a ser criado em Brasília.

Como muitos outros monumentos de Brasília, a Catedral Metropolitana também foi projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, que conta com vários simbolismos interessantes em sua arquitetura.

A Catedral de Brasília é sustentada por apenas 16 pilares curvos de concreto estando a três metros abaixo do nível do solo. Entre várias especulações qual seria a representação da fachada, há de que seria mãos posicionadas para fazer uma oração ou de que seria uma coroa de espinhos mas segundo o autor da obra, ele buscou fazer na fachada algo que refletisse a ideia de elevação para o infinito, com uma forma circular, que permitisse ser vista de qualquer ângulo. Sendo hoje um dos cartões postais mais importante da cidade.

Continuando entorno da Catedral de Brasília, logo na entrada ficam “As Estátuas dos Evangelistas” são quatro esculturas com três metros de altura, que representam os autores dos livros da Bíblia, Mateus, Marcos, Lucas e João os que contam a história de Jesus Cristo.

Do lado direito da entrada da Catedral tem a Torre do Campanário, que foi doado pelo governo da Espanha, nele tem quatro sinos e cada sino da Catedral de Brasília têm nomes, três deles são em homenagem as caravelas de Cristóvão Colombo, sendo Santa Maria, Pinta, Nina e um sino chama-se Pilarica em homenagem à Nossa Senhora do Pilar. Hoje eles são controlados eletronicamente e podem ser ouvido todos os dias, às 6h, 12h e 18h.

A parte interna da Catedral é simplesmente incrível, os vitrais chamam a atenção de todos que entram na Catedral, coloridos em tons de verde e azul da um efeito impressionante com os raios de sol. No projeto inicial os vitrais seriam transparentes, mas após uma reforma a Catedral recebeu os incríveis vitrais coloridos.

A Catedral de Brasília tem capacidade para receber até 4 mil pessoas, e além de tudo que falamos, você ainda encontra por lá a Cúpula do Batistério, A Cúria Metropolitana, O Presbitério, A Cruz Histórica, A Cripta, Os Confessionários e diversas obras de artes espalhadas pela Catedral. E só indo mesmo pra ver de pertinho tanta beleza arquitetônica com valor tão importante na história de Brasília e do Brasil.

Confira essas dicas também