Conheça as cachoeiras do complexo do Claro em Delfinópolis

Delfinópolis fica em Minas Gerais, a aproximadamente 400km da capital Belo Horizonte. Ela é muito conhecida por suas incríveis cachoeiras e outras belezas naturais. Nós conhecemos apenas o Complexo do Claro “Camping Claro Casa de Pedra” localizado a 6 km do centro da cidade, sendo um dos principais complexos de Delfinópolis.

A estrutura do complexo conta com estacionamento próprio, lanchonete, pousada e área para camping. No complexo você vai encontrar 5 cachoeiras, cada uma com sua particularidade, com opção de banho para todos os gostos e idades, confira abaixo mais detalhes de cada cachoeira.

A taxa para visitar as cachoeiras é de R$ 20,00 por pessoa e você pode passar o dia por lá. O acesso as primeiras cachoeiras é bem tranquilo, mas as trilhas para as cachoeiras que ficam mais distantes são mais complicados e com difícil acesso.

CACHOEIRA DO TOMBO

A Cachoeira do Tombo é a primeira parada no complexo, possui águas mais tranquilas e rasas na parte de cima da queda, onde as pedras fazem uma barreira formando algumas piscinas naturais, o lugar ideal pra quem estiver com criança.

CACHOEIRA DA PAZ

A Cachoeira da Paz é a segunda parada, o acesso a partir dela vai começando a complicar um pouco, a descida é um pouco íngreme e depois uma caminhada leve pelas pedras e enfim chegamos a cachoeira, essa foi nossa preferida entre as cinco. Ela é muito boa para banho com parte funda e parte rasa perto das pedras, nela também é possível ir atrás da queda d’água por cima das pedras na lateral ou ir nadando e entrar embaixo da cachoeira, uma sensação incrível.

CACHOEIRA DA GRUTA

A Cachoeira da Gruta é a terceira e mais extensa do complexo, recebe esse nome devido a uma gruta enorme que possui atrás da cachoeira, pra chegar até lá você precisa ir nadando, chegando lá é possível ficar em pé pois a água é rasa e com areia no fundo e da pra ir andando até embaixo da cachoeira.

CACHOEIRA DO TENEBROSO

A Cachoeira do Tenebroso é a quarta e a que mais nos surpreendeu, quando você chega nela nem imagina o que tem na parte de cima da cachoeira, na parte de baixo possui águas tranquilas e rasas, mas a melhor parte fica na parte de cima da cachoeira, uma piscina natural com uma profundidade enorme e desconhecida, pra chegar lá é só atravessar a pequena queda d’água e subir pelo lado esquerdo pelas pedras.

CACHOEIRA CIDADE DE PEDRA

A Cachoeira Cidade de Pedra é a última parada no complexo, seu acesso foi o mais difícil de todos, e ela é a menor cachoeira em queda e extensão, nela nem entramos na água, paramos apenas para contemplação, então se quiser aproveitar mais tempo as outras cachoeiras pode deixar essa fora do roteiro.

Confira essas dicas também