Conheça o Centro Histórico de Florianópolis

Uma caminhada pelo Centro Histórico não pode ficar fora da sua lista de lugares para conhecer em Floripa. Por lá você vai conhecer aspectos regionais, culturais, curiosidades e um pouco mais da história dessa cidade maravilhosa. Confira abaixo alguns pontos turísticos que você pode visitar por lá:

Casa da Alfândega Artesanatos

A primeira alfândega da cidade incendiou-se em 1866. Para substituí-la, foi construído este prédio de estilo neo-clássico em 1876. No piso térreo funcionam uma galeria de artes, uma feira de artesanato e um bar.

Monumento às Rendeiras

Em frente à antiga alfândega está o Monumento às Rendeiras, que integrou projeto de reurbanização realizado pela Prefeitura de Florianópolis no Largo da Alfândega. Refere-se à arte da renda de bilros, uma das manifestações culturais costumeiramente associadas às tradições herdadas dos colonos açorianos que emigraram para Santa Catarina no século XVIII.

Mercado Público Municipal de Florianópolis

Coração do centro histórico de Florianópolis, o Mercado Público Municipal de Florianópolis é diversão garantida. Com seus box de venda de peixe fresco, lojas de roupas, bares e restaurantes típicos, atrai intelectuais, boêmios e artistas. Aos sábados à tarde vira ponto de encontro dos amantes do samba.

As lojas ficam abertas de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábados das 9h às 12h.

Praça Fernando Machado

Situada em frente à Praça XV de Novembro, foi lugar do primeiro Mercado Público Municipal e da maquete da ponte Hercílio Luz, que serviu para a inauguração simbólica da obra. Era na praça Fernando Machado que ficava o Miramar, famoso trapiche municipal e ponto de encontro da elite intelectual da cidade, que desapareceu com o aterro da Baía Sul. Recentemente, a praça passou por uma reforma que incorporou pilares que marcam o local onde ficava a marina. Além de painéis contando a história do Miramar, a praça guarda a estátua do Coronel Fernando Machado, morto no ano de 1868 em Itororó, uma das batalhas da Guerra do Paraguai.

Praça Hercílio Luz

Situada na cabeceira insular da ponte, a praça Hercílio Luz conta com uma estátua do ex-governador e também com um mirante, que oferece uma bela vista panorâmica das Baías Norte e Sul e da ponte.

Ponte Hercílio Luz

Principal cartão postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz foi construída entre os anos 1922 e 1926. Até sua inauguração em 1926, os cerca de 40 mil habitantes de Florianópolis dependiam de balsas para realizar a travessia entre a porção insular e a porção continental.

Catedral Metropolitana

A Igreja Matriz de Florianópolis, está construída no mesmo local onde Dias Velho, fundador da cidade, ergueu uma capelinha para Nossa Senhora do Desterro. A Igreja possui um grande acervo em arte sacra.

Praça XV de Novembro

Foi na região onde hoje está a Praça XV de Novembro que, em 1662, Dias Velho fundou a vila de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis. A praça foi arborizada durante o século XIX e até hoje mantém seus espécimes de ficus indianos, palmeiras imperiais, cravos da Índia e a famosa Figueira Centenária. Fica localizado também na praça o Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa.

Figueira Centenária

Conta a história que a Figueira Centenária de Florianópolis nasceu em 1871 no jardim da Igreja Matriz, atual Catedral, e que foi transplantada 20 anos depois para o local onde está na Praça XV.

Durante o passeio não deixe de conhecer também o Palácio Cruz e Sousa e para fechar seu dia com chave de ouro conheça o Mirante do Morro da Cruz e veja Floripa de um novo ângulo.

Confira essas dicas também