Centro Histórico de Curitiba

Rua XV de Novembro

Rua das Flores é o nome pelo qual ficou conhecido o trecho inicial da Rua XV de Novembro, juntamente com a Avenida Luiz Xavier, no centro da cidade de Curitiba. Foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil, inaugurada em 1972.

Estacionado na Rua 15 de Novembro esquina com a Rua Ébano Pereira, fica o o famoso Bondinho da Rua XV de Novembro, inaugurado em 27 de Outubro de 1973 e seu objetivo inicial era fornecer recreação para as crianças, através de atividades pedagógicas e artísticas, enquanto seus pais se ocupavam em fazer compras nas lojas do calçadão.

Largo da Ordem

O Centro Histórico de Curitiba, também chamado de Setor Histórico de Curitiba, é um conjunto de edificações com grande importância histórica e cultural. Parte deste trajeto é conhecido informalmente como Largo da Ordem, local onde todos os domingos, desde 1973, ocorre a tradicional Feira do Largo da Ordem.

Nele encontram-se importantes construções, como a Igreja da Ordem, o Museu Paranaense, a Igreja do Rosário, a Catedral Metropolitana a Casa Romário Martins, a Igreja Presbiteriana, as Ruínas de São Francisco, a Sociedade Garibaldi, o Memorial de Curitiba, o Museu de Arte Sacra, além do Relógio das Flores e a Fonte da Memória.

O local é tradicional ponto de encontro da população, pois, além da feira dominical, abriga vários bares, pubs e restaurantes, alguns com comida típica dos imigrantes que ajudaram a colonizar o município.

Confira essas dicas também