Catedral da Sé em São Paulo

Praça da Sé – Centro – São Paulo

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo ou apenas Catedral da Sé como é conhecida. Começou a ser construída em 1913 e foi inaugurada em 1954, em virtude das comemorações do quarto centenário de São Paulo.

Projetada em estilo neogótico a Catedral é o 3º maior templo gótico do mundo, com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e 65 metros de altura (sem considerar as torres). Passou por várias mudanças ao longo do tempo, chegando a atual forma apenas em 2002.

Possui muitos detalhes incríveis dentro e fora dela, como por exemplo seus mosaicos, esculturas, vitrais, mobiliário trazidos da Itália e da França, como também sua entrada e colunas que possuem uma mistura de elementos católicos e da flora e fauna brasileira (como o café, trigo, tatu, jacaré).

Lá encontra-se um dos maiores órgãos da América Latina, com cerca de 11 mil tubos e carrilhões com 61 sinos. Na praça da Sé fica localizado o marco zero de São Paulo, monumento que representa o centro geográfico da cidade.

VISITA GUIADA A CRIPTA DA SÉ

Debaixo do altar principal encontra-se a Cripta, inaugurada em 1919, abriga os restos mortais de bispos, arcebispos e importantes personalidades da história do país.

A Cripta da Sé é aberta à visitação, os ingresso são adquiridos na Secretaria. As visitas são monitoradas por guias que contam sobre a história da Cripta, seus símbolos, curiosidades e muito mais. Vale a pena fazer a visita.

Segunda à Sexta: 10h às 11:30h | 13h às 16:30h
Sábado, Domingo, Feriado: 9h às 11:30h | 13h às 15h

R$ 5,00

Mais informações com a Secretaria:
(11) 3107-6832 | contato@catedraldase.org.br

Confira essas dicas também