Casa da Imagem de São Paulo

Rua Roberto Simonsen, 136b – Centro – São Paulo
Próximo a Estação de Metrô Sé e São Bento

Terça a Domingo: 9h às 17h
FREE

Aproveite  para conhecer também a Solar da Marquesa de Santos e o Pateo do Collegio que fica ao lado.

Conhecida como a Casa nº 1 pela numeração que recebeu na época de sua construção, foi destinada a abrigar o projeto Casa da Imagem. Em 2009 iniciaram-se as obras de restauro, que incluíram a reparação integral da parte estrutural, adaptação para acessibilidade, rede de lógica e telefonia, instalação do reservatório para combate a incêndio e intervenções nas pinturas ornamentais internas.

Vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo, a Casa da Imagem integra uma das 13 edificações históricas que exemplificam a evolução das técnicas construtivas da cidade, representando o uso residencial aristocrático na segunda metade do século XIX.

O imóvel teve uma sucessão de diferentes usos por ser uma casa grande. Em 1855 foi o Colégio Ateneu Paulistano. Serviu também como Casa de Banhos ou Casa de Saúde em 1857 e 1858 depois se tornou Hotel do Hilário em 1862. Em 1890 passou a abrigar a sede da Estação Central de Urbanos e da Sociedade de Imigração.

A rua em que a casa se encontra hoje, já teve outros nomes. Antigo caminho que se formou para ligar a Igreja Matriz (antiga Sé) e a Igreja do Pátio do Colégio ao conjunto formado pelas Igrejas e o Convento do Carmo, teve sua existência registrada em 1683, como “rua que vai da Matriz para o Carmo”. Desde então ficou conhecida como Rua do Carmo.

Suas numerações ao longo do tempo:
nº 3 (1809 a 1865).
nº 81 (1865 a 1886)
nº 1 (1886 a 1936)
nº 136 (A partir de 1936, foi introduzida em São Paulo a numeração das casas pelo sistema métrico, isto é, o atual nº 136 refere-se à distância em metros existente entre o início da rua e o imóvel) 

Se você quer conhecer um pouco mais do Centro de São Paulo e sua história não deixe de conferir nosso post com alguns lugares históricos pelo centro de São Paulo.

Confira também:

Museus c/ entrada gratuita em SP
Museus pouco conhecidos em SP
10 Casas/Museu em SP

Confira essas dicas também