Café Colonial com Trilha em Jundiaí

A convite do Tour Jundiahy, empresa especializada em Turismo Receptivo e de Aventura para todo o Estado de São Paulo, realizamos um tour chamado Café com Trilha que acontece na região rural de Jundiaí, mais especificamente no bairro do Traviú, um bairro que guarda as tradições e histórias das famílias italianas que o formaram, esta região atualmente faz parte do circuito turístico da Rota da Cultura Italiana.

O passeio começou no Bella Mattina, onde nos encontramos com o grupo e também onde é servido o maravilhoso Café Colonial com diversas opções de pães, bolos, salgados e doces. Lá também fomos recebidos pela Dina, que contou um pouco da história do local e dos imigrantes italianos que chegaram em Jundiaí.

O Café Colonial na Bella Mattina acontece aos Sábados e Domingos das 8:30h às 12:30h.

Depois desse maravilhoso Café Colonial, começamos a caminhada em direção ao Monte Traviú. Lá podemos conhecer a placa centenária colocada pela mãe dos irmãos do Bella Mattina, atravessando o Monte Traviú, passamos por diversos pomares de frutas, como caqui, pêssego e uva, passamos também pelo antigo cruzeiro do bairro.

Todo o trajeto da caminhada tem aproximadamente 7km, passando por diferentes níveis de dificuldades durante o percurso, mas se você não está acostumado a caminhar muito (como a gente),  a trilha será de dificuldade média, não será tão fácil, mas também não será impossível, mas se você já está acostumado a caminhar e fazer trilhas, não terá dificuldades.

A caminhada teve uma duração de aproximadamente 3 horas, depois voltamos ao local do encontro, onde funciona também o Restaurante Travitália, onde paramos para almoçar, uma comida italiana caseira maravilhosa. O almoço não está incluso no tour, por isso é opcional, mas o restaurante oferece um desconto especial pra quem faz parte do tour.

Depois do almoço, partimos para a última parada, na Adega Santa Cecilia, onde conhecemos uma pequena fábrica de vinhos, uma plantação de uvas e também podemos degustar alguns vinhos. Pra quem quiser também pode comprar vinhos, cachaça, licores, queijos, salames, doces e várias delícias no local para levar um pedacinho da cidade com você.

Todo o percurso foi atenciosamente cuidado e guiado pelo Guia Ricardo, que conhece muito bem toda a região e sua história, além de credenciado ele é muito simpático. Queremos muito agradece-lo pela parceria e confiança, foi uma experiência única e incrível.

Para saber quando acontecerá o próximo Café com Trilha ou conhecer outros passeios oferecidos pelo Tour Jundiahy é só curtir a página deles no facebook e ficar de olho nos eventos que eles compartilham.

Confira também:

Lugares pra conhecer perto de São Paulo
Lugares pra ir com criança
Passeios gratuitos em SP

Recent Posts