Roteiro com 5 Lugares no Centro de São Paulo (pt 1)

Hoje vamos compartilhar uma dica de roteiro pelo Centro de São Paulo, onde tudo começou em 1554. E 460 anos depois (em  2014) foi onde começou também o ckturistando (sem sabermos), quando decidimos sair da rotina para conhecermos novos lugares em São Paulo.

Então, faremos uma série de lugares que fazem parte da História de São Paulo dividindo em 5 lugares de cada vez. Vamos conferir os primeiros 5 lugares.

1 – Pateo do Collegio

A Capela Anchieta teve sua construção em 1554, mesmo ano da fundação da Cidade de São Paulo. Desde aquele momento o Pátio do Colégio passou por muitas transformações. Em 1765 o antigo colégio foi transformado em Palácio dos Governadores. Em 1930 a Secretaria da Educação passa a ocupar o prédio e em 1979, após 24 aos de processo de construção as obras de reconstrução da Igreja são finalizadas.

Localizado no Largo Páteo do Colégio, 2 – Centro (Próximo ao Metrô Sé)

2 – Theatro Municipal de São Paulo

Um dos teatros mais belos do Brasil, foi incrivelmente construído em apenas 8 anos (1903 -1911). Frequentado em seu início apenas pela elite, como barões, políticos e estrangeiros. Hoje é aberto a todo público, com apresentações bem acessíveis e visita guiada gratuita.

Localizado na Praça Ramos de Azevedo, s/n – República

3 – Edifício Martinelli

Foi o 1º Arranha Céu de São Paulo, inaugurado em 1929, ganhou também o título de maior aranha céu do país em 1947. Em 1975 o edifício passou por uma reforma completa.

Hoje ele abriga secretarias, sindicato e diversos estabelecimentos comerciais no térreo. Mais a melhor parte fica no 26º andar, o terraço, com uma vista panorâmica deslumbrante da cidade.

Localizado na Rua São Bento, 405, próximo ao Metrô São Bento.

4 – Centro Cultural Banco do Brasil

Foi construído em 1901 e comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Funcionou como agência bancária até 1996, sendo o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil em São Paulo. O Centro Cultural foi inaugurado em 2001 e conta com salas de exposições, cinema, teatro, auditório, salas de vídeo, restaurante, bomboniere e café.

Fica localizado na Rua Álvares Penteado, 112, próximo ao Metrô São Bento.

5 – Centro Cultural dos Correios

O prédio histórico onde está o Centro Cultural Correios de São Paulo foi inaugurado em 1922 para abrigar a agência dos Correios, considerada a maior do Brasil.

Inaugurado em 2013, o Centro Cultural Correios conta com uma agenda diversificada durante todo o ano, onde todos tem a oportunidade de prestigiar artistas em início de carreira como também os renomados.

Localizado na Av. São João no Vale do Anhangabaú, Próximo ao Metrô São Bento.

Confira essas dicas também