5 Igrejas históricas em São João del Rei

São João Del Rei teve seu início no século XVIII, com a passagem dos tropeiros por Minas Gerais em busca do ouro. Foi palco da Guerra dos Emboabas e também da Inconfidência Mineira, sendo considerada uma das maiores vilas do século do ouro para os portugueses, até chegou a ser cogitada para ser a Capital do Brasil, caso a Inconfidência tivesse êxito.

Ao visitar a sensação é como se estivéssemos voltado no tempo, tudo nos remete ao passado, as fachadas das casas, as igreja e as ruas estreitas de pedras preservadas até hoje.

O maior atrativo turístico da cidade de São João del Rei são as famosas igrejas, tanto que lá é conhecido como “A cidade onde os sinos falam” pois só pela batida dos sinos, os moradores já sabem o que vai acontecer, se terá procissão, missa e até quem irá fazer a celebração.

Então para conhecer essa cidade encantadora vamos começar dando dica de 5 igrejas que você não pode deixar de visitar.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, s/nº – Centro

A Igreja do Carmo foi construída em 1733, possui alguns detalhes semelhantes à Igreja de São Francisco de Assis, por causa do seu estilo, mas com a fachada bem mais trabalhada. Possui um dos raros cemitérios fechados do Brasil, que se encontra do lado esquerdo da igreja.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Praça Barão de Itambé, s/nº – Alto das Mercês

A Igreja das Mercês foi reconstruída em 1877 para substituir uma antiga capela de 1751. Fica no alto de uma escadaria, proporcionando uma vista muito linda da cidade, possui uma única torre quadrilateral que se destaca em sua arquitetura.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, s/nº – Centro.

A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar foi construída em meados de 1700, mas foi incendiada durante a Guerra dos Emboabas e foi erguida na construção atual em 1721 . É a quarta igreja mais rica do Brasil, com cem mil folhas de ouro em películas, é muito linda por dentro, com detalhes riquíssimos, vale a pena conhecer por dentro.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Praça Embaixador Gastão da Cunha – Centro

A Igreja do Rosário foi construída em meados de 1700 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, sendo considerada uma das igrejas mais antigas da cidade. Infelizmente, foi a única que não conseguimos visitar a parte interna, mas é linda por fora.

Igreja de São Francisco de Assis

Praça Frei Orlando – Centro

A Igreja de São Francisco de Assis teve sua construção iniciada em 1774, alguns especialistas dizem que é obra de Aleijadinho, mas infelizmente não há documentação que comprove. Além da arquitetura incrível há um jardim encantador com as palmeiras imperiais na frente da igreja. Aos fundos da tem um cemitério, onde o ex-presidente Tancredo Neves está enterrado. A entrada fica na lateral direita da igreja.

Confira essas dicas também