10 passeios gratuitos em São Paulo

São Paulo oferece diversas opções de passeios gratuitos, seja ela cultural ou de lazer. Então nós escolhemos algumas opções e fizemos uma lista com 10 passeios gratuitos em São Paulo que você precisa fazer pelo menos uma vez.

1 – Visitar o Edifício da Prefeitura de São Paulo

O Edifício Matarazzo foi aberto, no final de 2015, para visitas monitoradas. A visita tem duração de aproximadamente 1 hora, começando em frente ao prédio, passando pelo Hall, depois por uma sala onde é exibido um vídeo e então a principal atração, o terraço, onde fica um jardim lindo, um lago com carpas e 3 mirantes com vistas incríveis do centro.

MAIS INFORMAÇÕES

2 – Conhecer o Theatro Municipal por dentro

Além dos espetáculos musicais e teatrais o Teatro também oferece um tour guiado pela parte interna, contando sobre curiosidades, sua história e importância para a cidade de São Paulo, a visita é ideal pra quem gosta de arquitetura e história.

MAIS INFORMAÇÕES

3 – Visitar o terraço do Edifício Martinelli

Foi o primeiro arranha-céu de São Paulo. Com 105 metros de altura e 30 pavimentos, foi entre 1934 e 1947 o maior arranha-céu do país e, durante um tempo, o mais alto da América Latina. Lá de cima é possível ver o Edifício Altino Arantes, Catedral da Sé, Centro Cultural Correios, Viaduto do Chá, Sala São Paulo, Vale do Anhangabaú, Mercado Municipal e muitos outros. Se você gosta de Mirantes, não deixe de conferir nosso post com 10 mirantes pra conhecer em São Paulo.

MAIS INFORMAÇÕES

4 – Fazer uma Visita Guiada à Sala São Paulo

Além de concertos a Sala São Paulo também oferece visita guiada pela parte interna. Em alguns Domingos acontece concertos matinais gratuitos e logo após tem a visita monitorada. Foi eleita entre as 10 melhores salas de concerto do Mundo. Antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana é hoje a sede da OSESP.

MAIS INFORMAÇÕES

5 – Tirar fotos no Beco do Batman

Localizado na Vila Madalena, podemos dizer que o Beco do Batman é uma galeria a céu aberto, com diversos grafites nas paredes que são renovados constantemente, a cada visita, uma nova pintura. É um passeio indispensável para se fazer em São Paulo e um ótimo lugar pra quem quer tirar fotos profissionais, para blog ou apenas para postar nas redes sociais.

MAIS INFORMAÇÕES

6 – Curtir a Av. Paulista aberta aos Domingos

A Av. Paulista foi oficialmente fechada para carros no dia 18 de outubro de 2015. E a partir daí, se tornou a nova praia pra todos que estão em São Paulo. Lá você pode fazer picnic, andar de bike, skate, patins, pular corda, tem diversão pra crianças e aproveitar para conhecer também o MASP, a Casa das Rosas e o Itaú Cultural.

MAIS INFORMAÇÕES

7 – Passar o dia no Parque Ibirapuera

O Ibirapuera é um dos primeiros grandes parques urbanos do Brasil e famoso por oferecer inúmeros espaços culturais entre suas áreas verdes e lagos. Há sempre algo para fazer ou visitar. Um ótimo lugar pra quem quer descansar, praticar esportes ou até mesmo visitar um Museu e conhecer um pedacinho do Japão.

MAIS INFORMAÇÕES

8 – Visitar uma Casa Museu

A Fundação Ema Klabin se tornou museu em 2007, por opção da própria Ema Klabin que antes de morrer decidiu que sua casa seria um Museu aberto à visitação pública, como fez sua irmã Eva Klabin no Rio de Janeiro. A casa foi construída nos anos 50 e os trabalhos de catalogação do acervo foram iniciados em 1997, três anos após o falecimento de Ema Klabin. Outra opção de Casa Museu é a Casa de Vidro.

9 – Visitar um Museu

São Paulo possui uma enorme variedade de Museus e quase todos eles oferecem entrada gratuita pelo menos um dia na semana. Vamos indicar apenas 4 museus que você precisa visitar pelo menos uma vez! Segue a lista: Pinacoteca | MASP | Museu do Futebol | Museu Catavento Cultural. Se você já conhece todos esses e quer conhecer um museu diferente, confira nosso post sobre “Museus pouco conhecidos em São Paulo”.

CONHEÇA OUTROS MUSEUS

10 – Ver o Pôr do Sol na Praça do Pôr do Sol

Um dos melhores lugares para apreciar o Pôr do Sol em São Paulo é na Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros ou Praça do Pôr do Sol. Com uma grama verdinha pra sentar a praça recebe bem todo mundo e sempre está cheia, por isso, chegue cedo e garanto seu lugar para ver o lindíssimo Pôr do Sol.

MAIS INFORMAÇÕES
Confira essas dicas também